Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-07-2019
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2014

    SECÇÃO: Tecnologias


    Outernet e Project Loon – projetos de internet para todos (*)

    foto
    A Outernet é um novo projeto que pretende levar a internet a todos os habitantes da Terra, graças a uma centena de pequenos satélites.

    A Internet, hoje em dia, tornou-se um bem indispensável, se bem que só uma pessoa em cada três no mundo possa aceder-lhe. São muitos os países e os locais onde não está disponível uma conexão internet, e por esse motivo muitas são as empresas que estão a trabalhar numa solução que possa garantir um acesso à internet a toda a população mundial. Uma solução possível poderia ser o Project Loon da Google, que pretende levar a conexão internet a zonas remotas, rurais, desérticas ou de montanha através de balões aerostáticos. Uma outra solução é o projeto Outernet, desenvolvido pelo Media Development Investment Fund, de Nova Iorque, que é um projeto que pretende fazer chegar a internet às zonas mais remotas através de uma rede de pequenos satélites em órbita ao redor da Terra.

    Seriam cerca de 100 satélites (denominados CubeSat) os necessários para poder cobrir todo o planeta e deveriam já estar ativos a partir de junho de 2015.

    De início o serviço estará ativo só para alguns utentes, com conexões possibilitadas só por algumas estações, ficando no fim desta fase de testes a conexão disponível para todos e gratuitamente mediante antenas dedicadas de forma a interagirem com CubeSat.

    Muito provavelmente a conexão terá uma velocidade muito baixa, contando sobretudo a possibilidade de se poder ligar em mar aberto ou em ilhas isoladas, uma funcionalidade muito importante sobretudo em operações de salvamento.

    A Outernet não substituirá as nossas conexões internet, mas consentirá, por exemplo, pedir ajuda se estivermos perdidos na montanha, no mar alto, etc., por exemplo com a possibilidade de contactar os nossos amigos no facebook, pedindo ajuda.

    O Project Loon

    Também a Google tem um projeto para permitir a ligação net a zonas remotas em qualquer parte do mundo – o Project Looon, desenvolvido por Mountain View, graças a balões aerostáticos.

    Este projeto pretende proporcionar a todos os utentes uma solução de internet veloz e económica. Os balões seriam transportados pelo vento a uma altitude de quase o dobro da dos aviões comerciais, fornecendo um acesso à internet através de uma antena dedicada instalada no teto ou parte lateral de uma casa.

    Segundo a Google, o Projeto Loon estará em condições de fornecer uma velocidade de conexão similar às atuais ligações internet móveis ou até superior, a um custo acessível, além de fornecer uma solução válida também em casos de desastres naturais em que as comunicações fiquem fora de uso. Segundo a Google, um anel de balões girando à volta do mundo, poderá fornecer um acesso à internet em áreas remotas, rurais, desérticas e de montanha a um preço muito competitivo. O projeto piloto já se iniciou na Nova Zelândia, na zona de Canterbury, e se os testes trouxerem os resultados esperados novos balões serão lançados em outros lugares do mundo.

    (*)A informação aqui apresentada foi recolhida apartir do site italiano lffl - Linux Freedom for Life

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.