Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 21-03-2014

    SECÇÃO: Saúde


    Excesso de ruído pode causar problemas respiratórios

    foto
    Um estudo desenvolvido recentemente pelo Instituto de Saúde Carlos III de Madrid dá conta de que o ruído excessivo pode originar problemas respiratórios. «O excesso de ruído provoca stress e este stress gera cortisol, uma hormona que debilita o nosso sistema imunitário. Deste cenário podem advir problemas respiratórios para a população, em especial em pessoas com mais de 65 anos – uma parcela da sociedade que possui imunidade debilitada a esta ou outras doenças», avança Alexandra Marinho, audiologista e responsável de vendas da zona norte da GAES – Centros Auditivos.

    Segundo este estudo, os problemas auditivos podem, então, estar relacionados com a contaminação do ar, produzida pelos automóveis, mas também com o facto de muitas vezes a população ouvir música, por exemplo, acima dos limites recomendados para a saúde.

    «“Temos frequentemente o cuidado, de uma forma regular, de proceder a rastreios oftalmológicos, mas por que razão descuramos os check ups auditivos? A pensar nisto, e como forma de sensibilizar a população para todas as questões relacionadas com a audição, trouxemos pela primeira vez a Portugal a exposição “Inaudito – A Aventura de Ouvir”, que pretende alertar a população em geral e dar a conhecer as especificidades do ouvido», informa Dulce Martins Paiva, diretora geral da GAES-Centros Auditivos em Portugal. “Inaudito – A Aventura de Ouvir” já foi visitada por mais de 500 mil pessoas, em várias cidades em Espanha e da América Latina. Está agora patente na Reitoria da Universidade do Porto até 27 de junho de 2014, tendo como coordenador científico o reputado médico otorrinolaringologista e professor universitário, João Paço.

    Paralelamente a esta exposição, a GAES-Centros Auditivos está também a dinamizar, até 17 de abril, a Campanha Nacional de Luta contra a Perda Auditiva, no âmbito da qual está a realizar rastreios auditivos gratuitos, mediante marcação prévia, de norte a sul do país, em todos os seus 25 Centros Auditivos.

    A Organização Mundial de Saúde – OMS tem já vindo a alertar para as doenças que podem ser provocadas pelo ruído: stress, problemas de coração e alterações do sono, pelo que, por cada decibel que sobe o nível de ruído, segundo o estudo supracitado, aumentam os problemas de saúde por causas respiratórias.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].