Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 01-03-2014

    SECÇÃO: Local


    Mobilizar para a ação – Projeto Interval – CLDS+

    Foto CF/CSE
    Foto CF/CSE
    Com o início do novo ano, a equipa do CLDS+ do Centro Social de Ermesinde encetou várias diligências para a concretização de um conjunto de ações a dinamizar este ano, com o objetivo de mobilizar os vários atores sociais na persecução dos processos de mudança para o concelho de Valongo. Segundo Ana Rentes, técnica do CLDS+, o trabalho agora «passa pela implementação de ações que visam substanciar as reuniões e seminários que ocorreram no ano transato». Florentino Silva, outro dos técnicos desta equipa, refere que nos seminários realizados com a população nos vários eixos de intervenção do Projeto Interval, se deparou «com as fragilidades do atual contexto social de Ermesinde e de Alfena, que revelam sobremaneira a importância deste trabalho de devolução, mobilização e de confluência de sinergias, para que possamos ultrapassar os obstáculos que atualmente se impõe de forma estrutural e que deverá ser repensado com as gentes da terra». Nesta bitola, os técnicos enunciaram algumas das iniciativas a realizar este ano: submissão da candidatura dos projetos dos alunos das escolas do secundário de Ermesinde e de Alfena ao concurso de ideias INOVA; curso - Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/desenvolvimento; Seminário sobre empreendedorismo com a apresentação de projetos de empreendedorismo dos jovens alunos do secundário e dos formandos do curso de empreendedorismo; e por fim a criação e revitalização de associações.

    Quanto aos territórios de Valongo e Campo/Sobrado, cujas ações a executar estão sob a responsabilidade da ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, segundo as técnica Nair Monteiro e Isabel Reis, técnicas do CLDS+ da ADICE, estão também previstas algumas iniciativas fulcrais para a promoção da inclusão social no concelho, nomeadamente Ações sobre Empreendedorismo e Associativismo Juvenil, em parceria com a Escola Profissional de Valongo e a Escola Secundária de Valongo. Estas técnicas consideram que por ser crucial o trabalho em parceria, continuarão a ser estabelecidos protocolos com as entidades empregadoras locais, no sentido da melhor adequação da oferta formativa para os quadros das empresas e possível integração de formandos em formação em contexto de trabalho, bem como redefinir estratégias para a realização do 2º Encontro de Empresários/as e Representantes de Instituições do Concelho de Valongo. Estão ainda previstas ações de Empreendedorismo para desempregados em parceria com o IEFP - Centro de Emprego de Valongo.

    Considerando o impacto das ações do CLDS+, e na expectativa de continuar a colmatar algumas lacunas existentes no âmbito no desenvolvimento pessoal e social, a técnica Marta Neves continuará a desenvolver consulta psicológica, ações de formação em Cidadania, Gestão Doméstica e Competências Pessoais e Sociais dirigidas às famílias mais carenciadas do concelho. Salientamos que no âmbito das atividades de promoção da Saúde e Desporto dirigidas a portadores de deficiência e ou incapacidade, irá decorrer no dia 26 de março uma atividade sobre Prevenção Rodoviária na Escola D. António Ferreira Gomes em Ermesinde. Esta atividade tem a colaboração da CI-Comunidade de Inserção da ADICE, CAO – Unidade de Deficiência de Alfena e PSP de Valongo.

    Ainda no âmbito da Inclusão Social decorrerá, no dia 23 de março, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, um Baile de Beneficência para recolha de produtos de higiene pessoal e habitacional ou produtos alimentares. Este projeto, coordenado por Fátima Aparício, promete contribuir para eliminar as raízes da exclusão social no concelho de Valongo, incidindo nos indicadores relacionados com a composição da pobreza.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].