Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-01-2014

    SECÇÃO: Arte Nona


    Eusébio na Banda Desenhada

    foto
    (…) Para quem, como eu, gosta de futebol, é adepto do Sport Lisboa e Benfica (quase de nascença) e viu inúmeras vezes Eusébio jogar – no estádio e na TV – não podia deixar de assinalar aqui a sua morte (...). Para mais tive oportunidade de cumprimentar várias vezes o Eusébio – e quase toda a equipa de futebol do SLB da altura –, enquanto fui, por um breve período (1970/1971) atleta – de atletismo – do Sport Lisboa e Benfica. Os jogadores de futebol, nessa época, tratavam os outros atletas (por vezes muito mais novos) com algum carinho e um certo paternalismo – Eusébio não fugia à regra, claro.

    A melhor maneira que encontrei para o fazer neste espaço, foi procurar bandas desenhadas onde a sua vida tivesse sido relatada. Encontrei, obviamente o Eusébio Pantera Negra, de Eugénio Silva, editado pela Meribérica em 1990, uma revista mexicana Estrellas del Deporte Nº Especial – El Gran Eusebio, edição de 1967 (num site dedicado ao jogador) e para minha surpresa, Chamo-me Eusébio, com texto de Manuel Margarido e desenhos de Jorge Miguel – no site do próprio ilustrador que confessa ter realizado este livro porque, “trabalho é trabalho”... Edição da Didática Editora, 2010.

    Depois, claro a colecção de cromos que Nuno Saraiva realizou para o semanário Sol, em 2012 – Eusébio, a Vida e a Carreira.

    (...)

    Por: JORGE MACHADO-DIAS (*)

    (*) Blogue Kuentro

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].