Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2013

    SECÇÃO: Saúde


    Medo do Pai Natal é frequente entre as crianças

    foto
    O medo do Pai Natal é mais comum do que se pensa e os pais desempenham um papel fundamental no processo de adaptação dos mais novos a esta figura característica da época natalícia.

    «De acordo com as idades, as crianças têm diferentes reações ao Natal e, principalmente, ao Pai Natal. Nos dois primeiros anos é natural que a criança sinta medo. Esta reação pode corresponder ao aparecimento inesperado da figura do Pai Natal na vida da criança», explica Emídio Carreiro, diretor do Cento da Criança e do Adolescente do hospitalcuf porto.

    O pediatra recomenda que a criação da imagem do Pai Natal seja facilitada pelos pais. A fantasia do Pai Natal começa a levantar algumas dúvidas por volta dos 5-6 anos, quando a criança começa a questionar os pais sobre a sua veracidade. Sempre que a criança levantar dúvidas, os pais não as devem contrariar.

    «Os pais e educadores devem explicar a verdade sobre o Pai Natal, fazendo referência ao simbolismo da bondade, generosidade, partilha e atitudes de compreensão que se associam à época de Natal, dando exemplos familiares e outros que as crianças reconheçam», lembra.

    O pediatra deixa ainda um conselho: «As listas de presentes de Natal devem servir para que os pais expliquem às crianças a utilidade de cada brinquedo que pedem. Se pedirmos à criança que, da lista, vá selecionando os brinquedos de que mais precisa, os pais podem ir eliminando alguns até um número mais reduzido».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].