Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2013

    SECÇÃO: Destaque


    "Investir no Emprego, Enraizar no Concelho" – 1º Encontro de Empresários/as e Representantes de Instituições do Concelho de Valongo

    A ADICE e o Centro Social de Ermesinde dinamizaram, no passado dia 5 de dezembro, o 1º Encontro de Empresários/as e Representantes de Instituições do Concelho de Valongo, sob o lema “Investir no Emprego, Enraizar no Concelho”, no âmbito da iniciativa CLDS+ – Contrato Local de Desenvolvimento Social.

    Foto CFCSE
    Foto CFCSE
    A convite do Instituto da Segurança Social, IP, e na continuidade do CLDS 2009//2010, surge o Projeto InterV@L+ Plano de Intervenção em Valongo, sob coordenação da ADICE e com execução partilhada com o Centro Social de Ermesinde.

    Um dos eixos estruturantes do Projeto diz respeito ao Emprego, Formação e Qualificação e, neste sentido, considerou-se crucial encetar os primeiros passos na dinamização do tecido empresarial concelhio e das entidades da economia social, com vista a conjugar e potenciar sinergias em prol de um futuro melhor para todos os cidadãos e cidadãs.

    O Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde recebeu, assim, o 1º Encontro de Empresários/as e Representantes de Instituições do Concelho de Valongo, registando-se uma sala repleta.

    De destacar a receção dos convidados, abrilhantada pelos violinistas João Chicória e João Francisco Chicória, e por um notável Porto de Honra, servido pelos formandos e formandas dos cursos de Mesa e Bar da Consultâmega, uma entidade formadora com atuação no concelho. Outras empresas locais participaram, ainda, ativamente neste evento, com destaque para a Fábrica de Biscoitos Paupério, a Fábrica de Licores Xarão e a Florista Clívia.

    A sessão de abertura contou com a presença de Luís Ramalho, presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, da presidente da Direção da ADICE, Maria Trindade Vale, do presidente da Direção do Centro Social de Ermesinde, Henrique Rodrigues e do vicepresidente da Câmara Municipal de Valongo, Sobral Pires.

    O debate dos temas ficou a cargo de ilustres oradores, que partiram de uma caracterização do tecido empresarial concelhio – comunicação apresentada pelo diretor do Centro de Emprego de Valongo, Luís Henriques – passando pelas medidas de estímulo ao emprego acionadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP – explanadas pelo delegado regional do Norte, César Ferreira - até à partilha de experiências e boas práticas de alguns empresários e empresárias locais, pela voz de Rui Pena, fundador e consultor especializado na Rui Pena & Associados, e de Raquel Santos, diretora geral da Metalúrgica Bakeware Production SA.

    A moderar o painel de comunicações esteve o empresário Bruno Silva, como representante da Associação Industrial e Empresarial de Valongo.

    O êxito da iniciativa foi salientado por todos e todas as participantes, enfatizando-se a relevância da continuidade de encontros como este, capazes de constituir uma alavanca para a união de esforços e o estabelecimento de compromissos comuns para uma dinâmica de trabalho territorialmente equilibrada e concertada.

    Por: ADICE/CSE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].