Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2013

    SECÇÃO: História


    AGOSTO EM ERMESINDE

    Ermesinde e a Primeira Guerra Mundial

    foto
    À semelhança do que aconteceu um pouco por todo o País, também muitos jovens de Ermesinde foram mobilizados para o 1º conflito mundial que grassou na Europa (e noutras partes do Mundo) entre 1914 e 1918.

    Na imagem, tirada da “Ilustração Portugueza”, n.º 453, vemos soldados portugueses, alguns certamente de Ermesinde, em exercícios militares, na serra de Valongo, antes de tomarem parte na Expedição Portuguesa com destino à Frente Ocidental da Primeira Guerra Mundial.

    Um desses soldados regressados ficou doente em resultado da guerra, talvez por causa dos gases que eram lançados sobre as trincheiras do exército aliado e precisou da ajuda do poder público.

    A Junta da Freguesia, na sua sessão de 18 de julho de 1920, deliberou ter em consideração o requerimento do cidadão Manuel Carneiro Real, ex-combatente do Corpo Expedicionário Português, morador na Palmilheira, que provou viver nas mais precárias circunstâncias, em virtude da doença contraída ao serviço da Pátria. A Junta deliberou conceder-lhe um donativo de 15$00 pago de uma só vez (cf. ata da Junta da Freguesia, desta data, fl. 93v.).

    No Mosteiro da Batalha, existe uma placa comemorativa do 3º aniversário da Batalha de La Lys, dedicada aos valorosos soldados portugueses da Grande Guerra, que se bateram naquela trágica batalha de 9 de abril de 1918, e que foi mandada gravar pela Junta da Freguesia de Ermesinde, com os seguintes dizeres:

    «HOMENAGEM DA FREGUESIA DE ERMESINDE – DISTRITO DO PORTO / EM 9 DE ABRIL DE 1921 / Aos soldados de Portugal simbolizados nos dois Heróis desconhecidos que bem souberam morrer pela honra e para glória da pátria. Viva a República».

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].