Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 19-07-2013

    SECÇÃO: Saúde


    Cafeína previne Parkinson

    foto
    Uma pesquisa, liderada por um grupo de investigadores norte-americanos, concluiu que a cafeína tem um efeito preventivo no combate à Doença de Parkinson. O estudo que contou com uma amostra de 317 indivíduos, 197 homens e 120 mulheres, apurou que o consumo de cafeína está proporcionalmente associado à redução do risco de Parkinson. A associação registada é robusta, especialmente nos homens.

    A Doença de Parkinson, uma patologia de evolução lenta e progressiva, é considerada uma das "doenças do movimento". Caracteriza-se pela perda de um mensageiro químico produzido no cérebro, essencial no controlo de movimentos como: andar, falar, vestir ou escrever, apresentando uma maior prevalência na população com idade superior a 55 anos.

    Segundo os dados dos últimos Censos, Portugal tem sofrido um grande aumento da população sénior: 19% dos portugueses pertence ao grupo dos mais idosos, com 65 ou mais anos de idade. Deste grupo estima-se que 2% – cerca de 200 mil portugueses – sejam doentes de Parkinson.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].