Inaugurada Central Fotovoltaica nas instalações da Lipor
No passado dia 10 de julho foi inaugurada, nas instalações da Lipor, em Ermesinde, a Central Fotovoltaica.
Este projeto compreende uma central de minigeração baseada na tecnologia fotovoltaica, que maximiza o aproveitamento da energia solar para a produção descentralizada de energia elétrica.
Desde o início da laboração, em finais de maio, e até ao dia da Inauguração (42 dias de funcionamento), a Central já exportou para a rede 56 444 kWh.
A minigeração fotovoltaica, através da produção de eletricidade, garante a sustentabilidade financeira do sistema e a contribuição para os objetivos fixados na ENE (Estratégia Nacional para a Energia) 2020. A estimativa efetuada, aponta para um valor de emissões evitadas de CO2 na ordem das 96 toneladas de CO2 equivalente por ano (admitindo o valor que a EDP referência no seu relatório de sustentabilidade do 1º semestre de 2010, que é de 0,258kg CO2/kWh – objetivo 2010) sendo, também, este um referencial de sustentabilidade importante salientar.
Trata-se de um projeto em que a Lipor pretende ser «um referencial de boas e melhores práticas na região e no país». E acrescenta a empresa: «Julgamos que esta poderá ser uma iniciativa que mobilizará outras empresas e setores a pensarem e agirem da mesma forma, melhorando a sua eficiência energética e tornando-se mais competitivas nesta área. Em paralelo estamos a delinear uma estratégia que informe e sensibilize a comunidade envolvente, através de ações de comunicação e educação ambiental a serem desenvolvidas nas nossas instalações».
|