Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2013

    SECÇÃO: Tecnologias


    SmartTV quase ao preço da uva mijona

    foto
    A CuBox

    Retomando uma série de textos publicados anteriormente sobre os novos microcomputadores, com tamanho de uma pen, apresentamos hoje as últimas novidades – são soluções que permitem com muito pouco dinheiro, ir à internet pesquisar, participar nas redes sociais, consultar mails, escrever textos, tratar imagem, etc.. numa vulgar televisão com entradas USB, ridicularizando as propostas muito dispendiosas das smartTV que parecem querer estabelecer-se como padrão no mercado.

    A mais recente destas propostas é uma nova versão da CuBox, um projeto da SolidRun nascido em 2011, mas agora reconfigurado, que consiste num mini-pc baseado numa CPU ARM dual core, capaz de aceitar como sistema operativo várias distribuições Linux, como Ubuntu e Fedora, por exemplo.

    Tal como outras propostas similares, a CuBox oferece um muito baixo consumo energético, apresentando-se na forma de um pequeno cubo de 5 cm de lado e peso à volta de 90 gramas.

    A CuBox é proposta ao público já com Ubuntu pré-instalado, para além de dispor do acesso aos repositórios oficiais da distribuição.

    O processador é uma CPU ARM dual core Marvell Armada 510, de 800 Mhz, com 1Gb de memória RAM DDR3, uma porta HDMI ligação a uma TV ou monitor PC de nova geração, porta Ethernet 10/100/1000, duas portas USB 2.0 e uma eSATA, isto além de um leitor de microSD, que pode funcionar como disco de armazenagem. Vem ainda com uma porta de infravermelhos.

    O hardware permite reproduzir video em FullHD com apenas 3 watts de consumo.

    Mas mesmo assim, a CuBox traz um dissipador de calor que torna possível utilizar o dispositivo 24 horas por dia sem nenhum problema.

    Para quem o preferir é perfeitamente possível instalar, em vez do Ubuntu, outra distribuição Linux, como Arch Linux, Crux, Debian, GeeXboX, Gentoo, Fedora, openSUSE, Xilka, Xubuntu e todas as outras variações do Ubuntu, além do Android, cujos drivers estão, aliás, disponíveis através da página wiki deste projeto da SolidRun.

    A CuBox pode funcionar comop PC desktop, para navegar na net, para contabilidade doméstica, ou até para ser utilizada como server, dado o seu baixo consumo. Pode ainda servir como base de um quiosque informativo.

    A versão base da CuBox custa 89,99 euros completa com alimentador de energia e um microSD de 4GByte con Ubuntu 12.04 pré-instalado, a versão Pro da CuBox, com 2 GB de memória Ram, custa 126,99, também com alimentador e um microSD de 4GByte sempre com Ubuntu 12.04 pré-instalado.

    Rikomagic MK802 IV Box Tv

    foto
    Stick Android

    Outra proposta recente é o Rikomagic MK802 IV Box Tv Stick Android, um dispositivo con processador Quad Core e 2 Gb de Ram.

    Este dispositivo apresenta-se como uma TV Stick, e é baseado no processador Rockchip RK3188 quad core, de 1.8 Ghz Cortex A9, e com um processador gráfico GPU Mali 400 quad core capaz de reproduzir sem problemas video em FullHD e 3G, permitindo uma grande melhoria e conforto no acesso aos jogos atualmente disponíveis para Android.

    O Rikomagic MK802 IV Box Tv Stick Android vem com 2 Gb de memória RAM DDR 3 e 8 Gb de memóriade armazenamento interno, expansível até 64 Gb através de microSD. Permite também a ligação de um disco rígido portátil através de porta USB.

    Para a sua ligação, o dispositivo traz Wireless 802.11 b/g/n com Bluetooth 4.0, o que permite ligar rato e teclado compatíveis, além da porta HDMI para ligar a uma TV ou monitor. Traz ainda uma porta microUSB dedicada à alimentação elétrica.

    Como sistema operativo o Rikomagic MK802 IV vem com o Android 4.2 Jelly Bean, numa versão otimizada, com um interface gráfico mais simples para a utilização numa TV.

    Mas, tal como noutros projetos, é perfeitamente possível instalar uma distribuição Linux dedicada, tal como por exemplo PicUntu, uma leve distribuição derivada de Ubuntu e otimizada para mk802 e processadores Rockchip.

    O Rikomagic MK802 IV está disponível, por exemplo, na Amazon Italia por 79,99 euros.

    TV Stick Android

    Muito semelhante a esta última é a proposta do TV Stick Android, um dispositivo proposto também na forma de uma pen, e baseado no processador ARM Cortex A9 Rockchip RK3188 quad core de 1.8 GHz.

    Traz igualmente uma carta gráfica Mali-400 quad core, que permite a reprodução de video em alta definição (1 080 p) sem qualquer problema.

    Também este equipamento pode funcionar horas a fio sem aumento da temperatura.

    O Android TV Stick Quad Core vem com 1 Gb de memória Ram DDR3 e 8 Gb de memória interna de armazenamento, que se pode expandir a 64 Gb mediante microSD. Para a conectividade e tal como a proposta anterior, vem com Wireless 802.11 b/g/n com antena, para melhorar a receção, e ainda Bluetooth.

    Também presente um microfone incorporado, com o qual podemos efetuar com o qual podemos efetuar chamadas telefónicas Voip utilizando, por exemplo Skype, Viber, etc..

    Além da porta HDMI para ligar o dispositivo a uma TV ou monitor PC de nova geração, o Android TV Stick Quad vem com uma porta microUSB 2.0 OTG e uma porta USB 2.0 para ligar um rato.

    As dimensões deste dispositivo são de 102.2 x 47 x 11 mm, com peso de cerca de 36 gramas.

    O sistema operativo é um Android 4.1.x otimizado, com aplicações dedicadas à configuração e gestão do dispositivo num aparelho de TV.

    O preço proposto deste aparelho, na Amazon, é de 85,00 euros.

    Por: LC (com Lffl)

     

    Outras Notícias

    · Distros em linha...

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].