Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2013

    SECÇÃO: Saúde


    Doenças ortopédicas são a principal causa de incapacidade no Mundo

    foto
    A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) e a Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) acabam de lançar, em Portugal, a campanha “Vida é Movimento”, que visa aumentar o conhecimento da população em geral sobre as doenças ortopédicas que afetam ossos e articulações e que são a maior fonte de dor e incapacidade em todo o mundo.

    De acordo com Jorge Mineiro, presidente da SPOT, «as doenças ortopédicas limitam a mobilidade, reduzem a produtividade e afetam gravemente a qualidade de vida das pessoas, em qualquer idade. No entanto, por desconhecimento ou medo, mais de metade dos doentes não procura ajuda médica para resolver o seu problema, vivendo diariamente com dor».

    «Esta campanha tem por isso como objetivos desmistificar o tratamento cirúrgico das doenças ortopédicas e a colocação de próteses, e clarificar os mitos ainda existentes sobre a qualidade de vida das pessoas portadoras destes dispositivos médicos», explica Jorge Mineiro.

    A campanha “Vida é Movimento”, com o mote “Articule-se”, pretende ainda ter uma intervenção positiva junto dos médicos de medicina geral e familiar, com a realização de sessões de informação/formação sobre o diagnóstico, referenciação e acompanhamento dos doentes com doenças ortopédicas.

    Estima-se que as doenças ortopédicas que afetam a coluna, a anca, os joelhos e extremidades (ombro, cotovelo, tornozelo e mão) afetam milhões de pessoas em todo o mundo. É possível mudar radicalmente a saúde e qualidade de vida destes doentes através do tratamento cirúrgico com a colocação de um dispositivo médico.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].