Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2013

    SECÇÃO: Desporto


    HÓQUEI EM PATINS

    foto

    Final-four da Taça de Portugal foi um prémio para uma época sensacional

    Memorável!, é a primeira palavra que nos ocorre para descrever a temporada realizada pela Associação Desportiva de Valongo no "universo" do hóquei patinado português. Depois de no passado 8 de junho ter concluído o Campeonato Nacional da 1ª Divisão com um triunfo caseiro sobre o Hóquei de Braga por 4-3, e cimentado desta forma um brilhante 4º lugar na classificação final, posição esta que deu a qualificação para a principal competição europeia da próxima temporada, o mesmo é dizer a Liga Europeia, eis que o Valongo voltou a escrever no passado 15 de junho mais uma página brilhante deste seu trajeto na temporada que agora caminha para o fim. Em casa, num pavilhão repleto, os valonguenses afastaram da Taça de Portugal nada mais nada menos do que o Benfica, o recém--consagrado campeão europeu da modalidade, graças a um triunfo por 6-5, garantindo assim a presença na final four da competição. Integrado nos quartos-de-final da taça este foi, como seria de esperar, um jogo intenso, disputado por duas das melhores equipas nacionais da atualidade, apetecendo dizer que pelo que fizeram no rinque do Pavilhão Municipal de Valongo mereciam ambas ter passado à fase seguinte. Passou o Valongo, graças a uma atuação coletiva soberba, sendo que os golos da equipa da casa foram apontados por Miguel Viterbo (2), Hugo Azevedo (2), Daniel Oliveira, e Pedro Mendes.

    Final-four da taça que entretanto foi realizada no último próximo fim de semana (22 e 23 de junho), em Barcelos, tendo nas meias-finais o Valongo defrontado o campeão nacional FC Porto. Num jogo intenso, como seria de esperar entre duas das melhores equipas da temporada que agora chegou ao fim, os portistas levaram a melhor, por 4-2, alcançando assim o jogo mais desejado da competição. No entanto o Valongo vendeu muito cara a derrota, e a primeira oportunidade de perigo pertenceu-lhe logo aos dois minutos, altura em que Miguel Viterbo desperdiçou uma grande penalidade. Até ao intervalo os portistas foram mais eficazes na hora de rematar à baliza, conforme traduz o resultado de 3-0 a seu favor, embora o Valongo tivesse mais do que uma oportunidade para bater o guardião azul e branco.

    No reatamento os valonguenses entraram mais agressivos - no bom sentido - e à passagem do sétimo minuto João Souto reduziu para 1-3. A partir daqui o FC Porto sofreu a bom sofrer para segurar a curta vantagem, tendo respirado - um pouco - de alívio quando aos 12 minutos Caio aumentou para 4-1.

    Com três golos de desvantagem a Associação Desportiva de Valongo não baixou os braços, continuando a encostar o adversário ao seu quadrado defensivo. Postura que seria premiada aos 22 minutos, altura em que Daniel Oliveira fez o 2-4. No entanto, era já tarde mais para uma eventual reviravolta, e pouco depois os portistas festejariam a passagem a uma final que viriam a vencer - no dia seguinte - diante da Oliveirense, por 5-3.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].