Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2013

    SECÇÃO: Desporto


    BILHAR

    As tacadas finais de uma dezena de competições do "universo" Bilharsinde

    Foto VOXX CLUB BILHAR
    Foto VOXX CLUB BILHAR
    Conforme anunciámos na última edição (em papel), fevereiro foi o mês onde o bilhar foi “rei e senhor” do panorama desportivo local, graças à realização de várias finais de competições alusivas ao “universo bilharsinde”. E pelo segundo ano consecutivo o centro comercial Parque Nascente, em Rio Tinto, acolheu as provas organizadas pelo Voxx Club de Bilhar (de Ermesinde), entre os dias 13 e 24, constituindo desta forma uma autêntica maratona de partidas de bilhar – na variante de pool português – que foram presenciadas por alguns milhares de pessoas, que ao longo dos citados dias passaram pelo citado recinto comercial. No total foram 10 as competições disputadas por alguns dos melhores jogadores nacionais e internacionais. Começando pelos mais novos, a Taça Bilharsinde Júnior, prova na qual participaram cinco equipas, foi conquistada pelo C.S. Trofa, que na final levou a melhor sobre o combinado do clube organizador, o Voxx Club de Bilhar. No plano individual, a Bilharsinde Júnior foi arrecadada por Orlando José Conde, bilharista do Café S. Brás, tendo o pódio final ficado completo com Marcos Ramada (2º, atleta do Gondivai), e Ricardo Castro (3º, pertencente aos quadros do Clube Bilhar Netinhos). Participaram nesta Taça Individual Bilharsinde Júnior um total de 32 atletas, oriundos de 6 equipas.

    Novidade foi também a primeira edição da Bilharsinde Cup, certame destinado às senhoras! E no plano coletivo as primeiras a inscrever o seu nome numa competição na qual estiveram em ação cinco equipas foram as Amigas do Bilhar, que na grande final derrotaram as meninas do Voxx Club de Bilhar. No plano individual as Amigas do Bilhar também fizeram a festa, já que Sérgia Queirós venceu a Bilharsinde Cup Individual.

    Logo no segundo dia de competição (dia 14) teve início a prova de 64 Duplo KO Individual, onde esteve em ação o tricampeão da Europa de bilhar “9 Pés”, Manuel Pereira, aqui a representar as cores do Clube de Bilhar Pedro Grilo. Este atleta confirmaria no Parque Nascente todo o seu favoritismo nesta prova, já que na final (ocorrida no dia 24) bateu outro peso pesado do bilhar português, Fernando Oliveira, atleta do Paparugui. A prova de 32 KO Duplo Tacada Escocesa (em pares) foi vencida pela dupla representante do Clube de Bilhar Pedro Grilo composta por Manuel Pereira (mais um título!) e João Sousa.

    Já a Taça Liga Bilharsinde contou com a participação de 24 equipas, tendo como vencedores os bilharistas do Clube de Bilhar Pedro Grilo. A Taça Liga Bilharsinde Individual também ficou na posso do poderoso Clube de Bilhar Pedro Grilo, mais concretamente através do seu jogador João Sousa, que na final bateu Hugo Saraiva, do 8 Pool Team.

    Por fim a Taça Superliga Bilharsinde e a Taça Superliga Bilharsinde Individual, as duas provas de maior cartaz deste evento, coroaram a equipa que dominou a edição de 2013 do mega evento chancelado pelo Voxx Club de Bilhar, o mesmo é dizer o Clube de Bilhar Pedro Grilo. No plano individual João Sousa levou para casa mais um título, desta feita após ter batido a jovem promessa do pool português, Rúben Guedes, enquanto que no plano coletivo os bilharistas de Pedro Grilo venceram a Taça Superliga Bilharsinde depois de um triunfo na final da competição sobre o New Academy.

    No dia 24 caiu então o pano sobre o evento, tendo decorrido a habitual cerimónia da entrega de prémios aos novos(as) campeões(ãs). A abrilhantar a cerimónia esteve o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde Luís Ramalho, assim como o representante da Junta de Freguesia de Rio Tinto, Artur Sá Reis, e o presidente do Voxx Clube de Bilhar, Fernando Durão.

    Satisfeito, e orgulhoso, estava naturalmente Adolfo Pinto, o grande mentor e dinamizador das provas “Bilharsinde”, o qual à nossa reportagem começou por traçar um balanço muito positivo do evento erguido pelo seu clube. «Correu tudo muito bem, estamos muito contentes, e com uma enorme vontade de continuar a trabalhar para que no próximo ano seja ainda melhor. Quero destacar alguns aspetos que ajudaram ao sucesso do evento, e em primeiro lugar sublinho a presença de público, a zona onde estavam as mesas de bilhar tinham sempre muitos adeptos à sua volta. Em segundo lugar é de destacar a qualidade dos atletas presentes, alguns de nível internacional que trouxeram um nível de competição altíssimo, e a prova disso é que tivemos jogos que demoraram três horas a serem decididos (!), o que demonstra uma qualidade bilharística enorme. Em terceiro lugar, quero agradecer e destacar o apoio dado pelo pessoal da segurança e manutenção do Parque Nascente, e estender esses agradecimentos à própria direção do centro comercial pela cedência do espaço. Por último, enaltecer o convívio e amizade verificadas entre todos os participantes das competições, no fundo a essência das competições Bilharsinde», rematou Adolfo Pinto.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].