Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 25-07-2012

    SECÇÃO: Local


    Museu do Brinquedo Tradicional Português

    Foto ARQUIVO MANUEL VALDREZ
    Foto ARQUIVO MANUEL VALDREZ
    As instalações onde funcionava a Casa da Juventude, em Cabeda, vão dar lugar ao novo Museu do Brinquedo Tradicional Português, depois da aprovação, na reunião da Câmara Municipal do passado dia 19 de julho, da cedência daquele espaço, para tal fim, à Junta de Freguesia de Alfena.

    Este museu pretende homenagear artesãos de Alfena, de Ermesinde e do concelho. Integra-se num projeto abrangente, já que o concelho é, a nível nacional, o maior embaixador do fabrico do brinquedo tradicional português.

    O Museu do Brinquedo irá homenagear todos os que se dedicaram à arte do fabrico, reunindo um espólio único, de artesãos e fabricantes de Alfena e Ermesinde, mostrando brinquedos, ferramentas, máquinas e documentação.

    Mas este museu pretende ser um espaço vivo, que exiba as criações quase centenárias, que ensine as técnicas, que transporte o imaginário do visitante para um passado sempre presente. Pretende-se também colocar no centro das atenções os artesãos que prosseguem este trabalho sem igual. Alfena ainda tem alguns criadores que se dedicam à arte, sendo que a Junta de Freguesia de Alfena os chamou para o eixo deste projeto.

    A autarquia alfenense ambiciona criar um museu com características próprias, num apelo às memórias de quem brincou com brinquedos de madeira, folha de Flandres e plástico, num desafio para quem vive num tempo diferente.

    «O museu comprovará que aqueles brinquedos de outrora são, afinal, mais divertidos do que qualquer passatempo virtual ou tecnológico», afirma a Junta de Freguesia de Alfena.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].