Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 25-07-2012

    SECÇÃO: Destaque


    XIX FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO

    A generosidade de um editor...

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    A noite do dia 12 de julho acolheu o editor da Lema d'Origem, António Lopes, que apresentou na feira “Fermento de Liberdade”, de António Sá Gué (nome literário do editor), um romance cujo palco é o Grande Porto, e que entre outros locais, atravessa a cidade de Ermesinde.

    A personagem central do livro, explicou Sá Gué, é Sofia, filha de um coronel, que se vê envolvida nas lutas juvenis nos anos 60, que contacta com a Resistência antifascista e que, de regresso a Portugal, é presa.

    Mas no fundo, explicou também o autor, a personagem central é mesmo o coronel Fontelo e a transformação que vai sofrendo no confronto como mundo e os factos que se vão desenrolando à sua frente.

    A luta social numa fábrica, a caracterização de outras personagens (militares, trabalhadores, pides, bufos) dá ao livro uma atmosfera realista densa e muito interessante e foi pena não haver mais tempo para conversar sobre este livro, o tempo a que se refere e a questão central da transformação do pensamento de um homem (questões que, suspeitamos, deverão também bastante ao conhecimento e vivência do autor relativamente aos mundos que descreve).

    Um outro livro de Sá Gué foi também apresentado na mesma sessão, “Quadros da Transmontaneidade”, uma espécie de livro de memórias – referiu –, que pretende ser uma espécie de passagem de testemunho de alguma coisa que ele conheceu sobre terras onde já não se vive assim.

    Mas a generosidade do editor fê-lo dispor do seu pouco tempo para compartilhar ainda a apresentação de dois livros, um da autoria de um autor muito jovem, ainda criança, “Histórias do Tomás”, que reúne alguns dos seus contos sobre mundos que imagina (Rembra), e outro de Carlos Silvestre (pai de Tomás) refletindo sobre a experiência de educação de adultos, e em particular a experiência dos cursos Novas Oportunidades, que o autor reputa muito positiva.

    Achamos, contudo, que a generosidade do editor o penalizou. Os seus dois livros destacaram-se do panorama geral ainda muito frágil da feira, e merecem por isso aqui uma referência especial.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].