Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2012

    SECÇÃO: Saúde


    Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros preocupada com a reestruturação do INEM

    foto
    A Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros (SRN da OE) – instituição que representa os distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real – está preocupada com a reestruturação que o INEM se prepara para avançar, mormente em alguns concelhos do interior do Norte do País, com o eventual encerramento de ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida), medida que poderá colocar em causa as respostas aos cuidados pré-hospitalares, com uma maior incidência no período noturno. «Este serviço foi criado em alternativa ao encerramento de SAP’s», recorda Jorge Cadete, presidente da SRN da OE. «Com a necessidade de implementar medidas de contenção orçamental, o INEM prepara-se agora para encerrar algumas ambulâncias SIV», observa Jorge Cadete que diz desconhecer qual o parecer técnico que sustenta esta decisão.

    Na opinião do responsável da SRN da OE é já comum associar-se a este tipo de decisões a baixa casuística. Mas a necessidade de um meio diferenciado como a SIV não se pode prender apenas com este fator. «A interioridade, o afastamento de unidades de saúde hospitalar e o afastamento a meios de socorro diferenciados faz com que a SIV tenha importância acrescida para garantir à população cuidados de saúde de qualidade», sustenta Jorge Cadete.

    O INEM já informou que iria proceder ao encerramento, em julho, das SIV de regime noturno e da ambulância de Cabeceiras de Basto (total de quatro), por exemplo. «Estamos a falar de locais remotos que não possuem unidades de saúde (o que é mais agravado em períodos noturnos) nem meios de socorro pré-hospitalar medicalizados. Em alguns desses locais, a distância pode chegar aos 100km (exemplo de Castro Laboreiro, com destino a Viana do Castelo)», avisa Jorge Cadete.

    Perante esta reestruturação que o INEM pretende levar a efeito, sem os devidos cuidados na defesa das respostas necessárias ao cidadão, e sem ouvir os diversos interlocutores próximos dos mesmos (autarcas, ordem dos enfermeiros e outros), a SRN da OE mostra-se muito preocupada, associa-se às tomadas de posição dos autarcas e promete acompanhar de perto a implementação da restruturação prevista.

    O presidente da SRN da OE diz que os responsáveis pela Saúde no nosso País, não podem esquecer que a Região Norte de Portugal possui uma rede de ambulâncias SIV constituídas por 16 equipas: Porto/Gondomar, Póvoa/Vila do Conde, Valença, Melgaço, Ponte de Lima, Arcos Valdevez, Amarante, Lamego, Cabeceiras de Basto, Montalegre, Mirandela, Fafe, Santo Tirso, Régua (*), Paredes de Coura (*) e Alijó (*).

    (*) Em regime noturno 20h00-8h00).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].