Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-01-2023
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    Salão de Banda Desenhada "BD ao Forte"

    Irá decorrer de 15 de outubro a 15 de dezembro de 2012, numa edição da Trienal Movimento Desenho 2012, e no espaço do Forte Bom Sucesso, em Lisboa, próximo da Torre de Belém, o salão BD ao Forte, iniciativa que deverá contar com a colaboração de autores de BD, estudiosos, críticos, divulgadores, editores e faneditores.

    foto
    «Trata-se de um evento partilhado por dezenas de instituições que apresentarão iniciativas acerca da temática do desenho nas suas mais variadas vertentes e abordagens».

    Assim começa o texto que André Oliveira me enviou, para apresentação do que se prevê ser a 1ª edição da Trienal Movimento Desenho 2012, a ter lugar no Forte do Bom Sucesso, em Belém (junto à Torre).

    Durante os dois meses de duração da trienal - de 15 de outubro a 15 de dezembro de 2012 -, encaixar-se-á o pelouro da banda desenhada, sob o título BD ao Forte, numa realização assumida por André Oliveira. Que, obviamente, contará com a colaboração de autores de BD, estudiosos, críticos, divulgadores, editores e faneditores.

    O programa das atividades deste novel Salão BD – e a classificação tem a ver com o facto de o evento ter lugar num único espaço fechado – ainda está a ser alinhavado. Mas já consta a intenção de uma exposição permanente de pranchas dos autores que, em princípio, irão colaborar numa edição especial da publicação “Zona”, que se intitulará Zona Desenha.

    Está prevista uma outra exposição – esta de ilustração e mais pequena – dedicada ao tema "O Soldado Nacional ao Longo dos Tempos", que servirá de elo de ligação ao espaço do Museu dos Combatentes, alojado no Forte do Bom Sucesso.

    Como o espaço cedido para o evento dispõe de várias salas, André Oliveira precisa de colaborações diversas, e por isso apela a toda a comunidade bedéfila que lhe apresente propostas, seja de workshops, seja de lançamento de projetos associados à BD – livros, fanzines, webzines, álbuns, fanálbuns.

    Todos os interessados em participar no Salão BD ao Forte – autores (argumentistas, desenhadores, coloristas, artefinalistas), editores comerciais, faneditores, estudiosos, críticos, divulgadores, colecionadores, bloguistas –, deverão contactar o organizador, a fim de iniciar conversações para se poder elaborar o programa final, através do seguinte endereço eletrónico oficina.bd@gmail.com.

    O programa do evento Trienal Movimento Desenho pode ser consultado no endereço: http://www.trienalmovimento.org.

    Por: Geraldes Lino (*)

    (*) Blogue Divulgando Banda Desenhada – http://divulgandobd.blogspot.pt/

     

    Outras Notícias

    · Entretanto...
    · O ajudante de cangalheiro

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.