Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    Vila Nova de Paiva: O 25 de Abril visto por autores de BD

    O 25 de Abril foi, este ano, em vários locais, objeto de comemoração também através das obras de Banda Desenhada a seu propósito, ou de iniciativas em que BD e 25 de Abril estiveram juntos. Trazemos aqui, aos leitores de “A Voz de Ermesinde”, além de outras iniciativas a propósito divulgadas na secção Entretanto, nesta ou em anteriores peças da rubrica Arte Nona online, o exemplo da comemoração de Abril levada a cabo pela Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, e que, entre outras coisas, continha uma área dedicada à BD. Tratava-se da exposição “O 25 de Abril Visto por Auitores de Banda Desenhada”, exposição essa comissariada por Geraldes Lino que, no seu blog “Divulgando Banda Desenhada”, nos dá maiores pormenores sobre a iniciativa.

    foto
    As palavras são de Geraldes Lino, no seu blog, apresentando a iniciativa, ainda antes da realização desta:

    «Está a chegar, mais uma vez, o histórico 25 de Abril, dia em que mudou radicalmente o regime político português. Há celebrações em vários pontos do país, sendo que a Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva – através do bedéfilo viseense João Magalhães – me convidou para organizar uma exposição baseada em BD.

    Assim fiz. Seleccionei umas tantas pranchas, e ao conjunto dei o título de “O 25 de Abril visto por autores de Banda Desenhada”.

    Quais os que escolhi? Entre tantos que têm desenhado cenas e criado episódios relacionados com o tema, seleccionei os seguintes:

    Ana Cortesão, André Carrilho, António Martins [autor da prancha piuublicada ao lado]), Cristina Sampaio (...), “Derradé", José Carlos Fernandes, Patrícia Romão, Pedro Burgos, Pedro Brito e Rui Lacas (desenhadores); "Geral", João Carlos Romão, João Miguel Lameiras, João Ramalho Santos, Miguel Gaspar e Rui Cardoso Martins, argumentistas.

    Esta exposição, montada no Auditório Municipal Carlos Paredes – AMCP, de Vila Nova de Paiva, tem estado visitável desde o dia 2 de Abril, e estará patente ao público até 30 de Abril.

    A citada mostra dedicada à BD, classificada como "exposição temporária", está integrada, com diversas outras, na área exposicional do AMCP. onde se desenvolvem várias actividades culturais.

    Este mês haverá peças de teatro, concertos, debates, Feira do Livro, concursos fotográficos, exposições de artesanato e de Pintura (...)».

    Por: AVE/Geraldes Lino

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].