Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2012

    SECÇÃO: Desporto


    BILHAR

    Campeões da época passada disseram adeus à Superliga Bilharsinde

    Foto VOXX CAFFÉ
    Foto VOXX CAFFÉ
    Dois dos três campeões da Superliga Bilharsinde (SB) da temporada transata disseram adeus, nesta derradeira quinzena de abril, à possibilidade de poderem vir a revalidar os títulos. Café Sport e Café Quinta Amarela, respetivamente os campeões em título das 1ª e 2ª divisões, foram postos fora da competição após a realização da 1ª eliminatória da fase final, cujos duelos ocorreram a 16 e 23 de abril passados.

    Na 1ª Divisão o Café Sport foi incapaz de dar a volta ao mau resultado averbado na 1ª mão do “braço de ferro” mantido com o C.S. Trofa//GMLUX “A”, altura em que sairia do salão desta última equipa vergado a uma pesada derrota por 5-11. Um resultado que fazia com que os bilharistas do Sport tivessem de ganhar o segundo encontro por 12-4, pelo menos, para continuar em prova. A fasquia estava demasiado alta, e tal como se previa à entrada para o segundo encontro, o Café Sport acabou por não conseguir contornar este obstáculo, apesar de todos os esforços mantidos pelos seus bilharistas, como explica a – curta – vitória por 9-6. O campeão caiu e em frente seguem os trofenses que nos quartos de final terão de medir forças com um dos principais candidatos ao triunfo final do escalão maior da SB, a Academia Pedro Fonseca, conjunto que na 1ª eliminatória desta fase final se desenvencilhou sem qualquer problema do Salão Taco a Taco, na sequência de duas vitórias robustas (12-4 e 5--0). Outro dos principais candidatos ao ceptro, o Paparugui, também não teve dificuldades em eliminar o desolador Salão Europa, conseguindo duas vitórias confortáveis (11-5 e 6-2). Candidato é também a Academia Pedro Grilo (na imagem), que depois de uma expressiva vitória caseira na 1ª mão sobre o Senhor do Padrão, por 12-4, limitou-se a gerir a vantagem no segundo jogo, não permitindo aos bilharistas padroenses ir além de um empate a 5 pontos. O próximo obstáculo de Pedro Grilo e seus pares dá pelo nome de Dom Pedro “A”, equipa que despachou o Paparugui “B” com duas vitórias curtas (9-7 e 8-7).

    Na 3ª Divisão o Café Quinta Amarela procurava compensar o falhanço da sua não qualificação para a 2ª Divisão – escalão onde foi “rei” na temporada passada – com um bom desempenho no terceiro escalão. E um bom desempenho era o equivalente a… ser campeão. Porém, o Mony não quis fazer o papel de primeira vítima dos bilharistas do Quinta Amarela na viagem rumo ao título, acabando por mandar os campeões da 2ª Divisão de 10/11 mais cedo para casa na sequência de duas vitórias (9--7 e 8-0). O Mony terá agora pela frente o G.D. São Sebastião, conjunto que saiu vencedor de um equilibrado duelo ante o Café Cantinho (duas vitórias curtas por 9--7 e 8-6). Equilíbrio que foi aliás a nota dominante desta 1ª eliminatória na 3ª Divisão. Salão Europa Maia, Baguim do Monte, e A.R. Rio Tinto foram exemplos de equipas que saíram vitoriosas de confrontos equilibrados.

    Passando agora à 2ª Divisão, o sublinhado mais carregado vai para as duas equipas do Café Santo António, as quais venceram os seus respetivos encontros e desta forma aumentaram as probabilidades de o título de campeão deste escalão voltar a “enfeitar” o currículo do clube. Recorde-se que o Café Santo António foi o primeiro campeão da história da 2ª Divisão da SB, um feito ocorrido há precisamente 4 anos atrás. Na 1ª eliminatória da competição da corrente época o Santo António “B” afastou sem problemas o Dom Pedro, após dois triunfos imaculados, por 10-6 e 7-0. Por seu turno a equipa principal do Santo António resolveu a eliminatória ante o Masterpool na 1ª mão, na qual obteve um confortável triunfo por 11-5. No segundo jogo deste duelo deu-se até ao luxo de perder por 6-8 e mesmo assim avançar rumo aos quartos de final. Suadas foram as passagens de Totta Academia e do Café Carla, duas equipas que após terem empatado a oito pontos no jogo da 1ª mão fora de portas, respetivamente ante C.S. Trofa/GMLUX “B” e Voxx Clube Bilhar “A”, garantiram a passagem à ronda seguinte diante do seu público, com vitórias por 9--5 e 9-3, respetivamente.

    Por último a 4ª Divisão, onde se encontra agora o único campeão de 2010/11, o Paraíso da Cidade, o ainda detentor do ceptro da 3ª Divisão. Uma pequena derrota por 2-4 na 2ª mão mão diante do Académico Sangemil não impediu os bilharistas do Paraíso da Cidade de considerar como muito séria a possibilidade de conquistar um novo título pelo segundo ano consecutivo, já que na 1ª mão haviam esmagado o seu opositor por 15-1. Nos quartos de final terão de enfrentar aquela que, em nosso entender, foi a surpresa desta 1ª eliminatória da 4ª Divisão, o conjunto do Coffe Break, um dos mais fracos de toda a 1ª fase da SB, e como tal dos menos cotados a vencer seja o que for nesta fase final. Porém, da teoria à prática o caminho é longo, como se costuma dizer, e o Coffe Break deu a volta à eliminatória diante do Gondomar Ciclistas (perdeu o primeiro jogo por 7-9 e venceu o segundo por 12-7) e vai continuar pelo menos por mais duas semanas em competição.

    Em baixo apresentamos todos os resultados da 1ª eliminatória da fase final, assim como os duelos dos quartos de final, cuja primeira “batalha” terá lugar já hoje, dia 30 de abril. Maio será o mês de todas as decisões nesta SB, já que tanto as meias finais como as finais decorrem neste mês, pelo que na próxima edição em papel de A Voz de Ermesinde apresentaremos já o cenário final desta animada prova.

    RESULTADOS DA 1ª ELIMINATÓRIA

    E ENCONTROS DOS QUARTOS DE FINAL

    1ª Divisão:

    C.S. Trofa/GMLUX “A” – Café Sport: 11-5 / 6-9

    Academia Pedro Fonseca – Salão Taco a Taco: 12-4 / 5-0

    Academia Beira Alta – Café S. Brás: 8-8 / 9-1

    Salão Plaza – Café Novo Espaço/ T.E.: 5-11 / 4-6

    Paparugui – Salão Europa: 11-5 / 6-2

    New Academy – Pólo Norte/Café Bilhar: 9-3 / 3-10

    Academia Pedro Grilo – Senhor do Padrão: 12-4 / 5-5

    Paparugui “B” – Dom Pedro “A”: 7-9 / 7-8

    C.S. Trofa/GMLUX “A” – Academia Pedro Fonseca

    Academia Beira Alta – Café Novo Espaço

    Paparugui – Pólo Norte/Café Bilhar

    Academia Pedro Grilo – Dom Pedro “A”

    2ª Divisão:

    Café S. António “B” – Dom Pedro: 10-6 / 7-0

    Salão Filipe “A” – Café Esposade: 14-2 / 3-5

    Gondivai – U.D.C.R. Bela: 10-6 / 7-1

    Voxx Clube Bilhar – Leixões: 11-5 / 6-6

    C.S. Trofa/GMLUX “B” – Totta Academia: 8-8 / 5-9

    Voxx Clube Bilhar “A” – Café Carla: 8-8 / 3-9

    Clube Bilhar Piri-Piri – Café Novo: 9-4 / 4-10

    Masterpool – Café S. António “B”: 5-11 / 8-6

    Café S. António “B” – Salão Filipe “A”

    Gondivai – Voxx Clube Bilhar

    Totta Academia – Café Carla

    Café Novo – Café S. António “B”

    3ª Divisão

    Casa Vieira – Grilo: 12-4 / 5-3

    Café S. Brás “A” – Aqua Doce: 11-5 / 6-6

    Salão Europa Maia – Paraíso da Cidade “B”: 9-7 / 8-8

    Clube Bilhar “O Sonho” “A” – Ritual Caffé 1: 14-2 / 3-1

    Mony – Café Quinta Amarela: 9-7 / 8-0

    Café Cantinho – S. Sebastião: 7-9 / 6-8

    Baguim do Monte – Café Mosteiro: 8-8 / 9-6

    Clube Bilhar “O Sonho” “B” – A. R. Rio Tinto: 7-9 / 7-9

    Casa Vieira – Café S. Brás “A”

    Salão Europa Maia – Clube Bilhar “O Sonho” “A”

    Mony – S. Sebastião

    Baguim do Monte – A.R. Rio Tinto

    4ª Divisão

    Paraíso da Cidade “A” – Académico Sangemil: 15-1 / 2-4

    Coffe Break – Centro de Ciclistas de Gondomar: 7-9 / 12-7

    Sangemil Académico – Ritual Caffé 2: 6-10 / 13-8

    Salão Filipe – C.S.P.A./Guedes: 9-7 / 8-8

    C.S.P.A/ Rúben – Abba-Frutyprazer: 3-13 / 3-4

    Café Laser – Voxx Clube bilhar/Voxx: 11-5 / 6-6

    Gondomar Ciclistas – Voxx Clube Bilhar/Caffé: 11-5 / 6-6

    Café Carla “B” – Café Novo Espaço: 4-12 / 6-5

    Paraíso da Cidade “A” – Coffe Break

    Sangemil Académico – Salão Filipe

    Abba-Frutyprazer – Café Laser

    Gondomar Ciclistas – Café Novo Espaço

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].