Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 13-04-2012

    SECÇÃO: Tecnologias


    892-B

    foto

    Distros em linha

    Esta semana, o site dedicado às distribuições de software livre Distrowatch anunciou o lançamento das seguintes distros: Slackel KDE-4.8.2, openSUSE 12.2 Milestone 3, Devil-Linux 1.6.0, Plop Linux 4.2.1, SliTaz GNU/Linux 4.0, Superb Mini Server 1.6.5, Snowlinux 2, Frugalware Linux 1.7, Semplice Linux 2.0.2 e ROSA 2012 Beta.

    Duas novas distribuições, a LuninuX OS e a Phinx Desktop, foram adicionadas à base de dados da Distrowatch, enquanto outra – Blender-Boot – entrou para a lista de espera.

    SLACKEL

    Slackel é uma distribuição Linux baseada em Slackware criada com o fim de integrar o último desktop KDE (4.8.2), a suite de escritório Calligra e alguma outra personalização num DVD live e instalável. Estão disponíveis versões 32 e 64 bits para instalar a partir de DVD ou drive USB.

    OPENSUSE

    Andreas Jaeger anunciou a disponibilidade do terceiro “milestone” do openSUSE 12.2. Vem com GNOME 3.4, KDE SC 4.8.2 e LibreOffice 3.5.2. Traz também suporte Plymouth. É distribuído em versões 32 e 64 bits.

    DEVIL-LINUX

    Heiko Zuecker anunciou o lançamento do Devil-Linux 1.6.0, uma distribuição live para firewalls e servidores, que arranca de um CD-Rom ou drive USB. Vem com o kernel Linux, e está disponível também em versão 64 bit.

    PLOP LINUX

    Elmar Hanlhofer anunciou o lançamento do Plop Linux 4.2.1, uma versão atualizada desta distribuição live DVD construída de raiz e destinada a recuperar informação num sistema danificado, a realizar backups e operações de restauro. Vem distribuída, entre outras coisas, com ClamAV 0.97.4, glib 2.32.1, kernel Linux 3.3.1, Midnight Commander 4.8.2, GParted 0.12, MPlayer 2012-03-31, Firefox 11.0 e WINE 1.5.1.

    SLITAZ

    Christophe Lincoln anunciou o lançamento do SliTaz GNU/Linux 4.0, uma nova versão desta distribuição em ambiente gráfico desktop minimalista mas extensível, distribuído em menos de 50 Mb, e com o seu sistema próprio de atualização de pacotes. Com um arranque muito rápido, permite a instalação posterior de mais de 1000 pacotes. uorble system capable of even shorter boot times with more than 1,000 new installable packages. SliTaz provides a complete graphical desktop in 35 MB based on LXDE and Openbox that works entirely in 192 MB of RAM.

    SUPERB MINI SERVER (SMS)

    Está disponível uma versão atualizada do Superb Mini Server (SMS), uma distribuição para servidores baseada em Slackware. Vem com o kernel Linux 3.2.14, glibc 2.15 e GCC 4.7.0, além de, entre outros, ClamAV 0.97.4, OpenLDAP 2.4.30, MySQL 5.1.62 and OpenSSL 0.9.8u.

    SNOWLINUX

    Lars Torben Kremer anunciou o lançamento do Snowlinux 2, uma distribuição desktop baseada em Debian GNU/Linux 6.0 e apresentada com os desktops LXDE e Xfce. Vem com a personalização Snowlinux Metal (tema e ícones), instalador melhorado, firewall; apturl; OpenJDK 6 Java; melhor seleção de software e mais velocidade.

    FRUGALWARE

    James Buren anunciou a disponibilidade da primeira versão prévia do Frugalware Linux 1.7 uma distribuição DVD dirigida a utilizadores avançados e intermédios. Vem com o kernel Linux 3.3, KDE 4.8.1, LibreOffice 3.5.1, Firefox 11.0, Thunderbird 11.0, SeaMonkey 2.8, GRUB 2.

    SEMPLICE

    Eugenio Paolantonio anunciou o lançamento do Semplice Linux 2.0.2, uma distribuição leve, em Openbox, baseada em Debian. Esta versão faz a correção de bugs e implica um esforço para tornar o Semplice compatível com a maior quantidade de hardware possível, vindo por isso com atmel-firmware, bluez-firmware, firmware-crystalhd, firmware-libertas, firmware-myricom, linux-wlan-ng-firmware, midisport-firmware e zd1211-firmware.

    ROSA

    Irina Monakhova anunciou a disponibilidade da primeira versão beta do ROSA 2012, uma nova versão desta distribuição desktop, um fork do Mandriva, Será uma versão com suporte por 5 anos (LTS – long term support). Vem com ambiente gráfico de desktop KDE 4.8.1.

    NOVAS DISTRIBUIÇÕES

    LUNINUX OS

    LuninuX OS é uma nova distribuição baseada em Linux e construída para ser bonita, limpa, simples, rápida e estável.

    É distribuída com GNOME Shell e Docky.

    PHINX DESKTOP

    Phinx Desktop é uma distribuição live CD baseada em PCLinuxOS. Usa um ambiente de desktop Xfce puro apenas com as configurações e aplicações standard do Xfce.

    BLENDER-BOOT

    Blender-boot é uma distribuição live DVD baseada em Ubuntu, que pretende criar um ambiente leve com a aplicação Blender já aberta no arranque. Traz Dropbox e Ubuntu One configurados para salvar ficheiros que poderão ser facilmente abertos noutro sistema operativo. Vem ainda com GIMP, terminal Guake e browser Chromium, entre outras coisas. A ideia é tornar leve a renderização no Blender.

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].