Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-12-2011

    SECÇÃO: Arte Nona


    329º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa foi dedicado a GEvan

    Realizado no passado dia 6 de dezembro – isto é, como habitualmente na primeira terça-feira do mês, dentro do esquema habitual, com jantar e sorteio interativo de peças de Banda Desenhada – o último Encontro da Tertúlia BD de Lisboa (329º) teve como convidado especial Gevan.

    É este autor que apresentamos ao público leitor de “A Voz de Ermesinde”, conforme a biobibliografia apresentada por Geraldes Lino no seu blog “Divulgando BD”.

    Embora nascido no Canadá, em Winnipeg, GEvan veio para Portugal ainda com cincio anos de idade, tendo feito a sua formação nas Caldas da Rainha .

    foto
    Gabriel Santos Evangelista, aka GEvan, nasceu no Canadá, em Winnipeg, a 25 de janeiro de 1981. Veio para Portugal em dezembro de 1986.

    A sua formação artística iniciou-se em 1999, na então chamada Escola Superior de Tecnologias, Gestão, Arte e Design, nas Caldas da Rainha (que posteriormente adotaria o nome de Escola Superior de Arte e Design - ESAD), onde se licenciou em Design, opção Design Industrial, em 2004.

    Participou em diversas atividades criativas nas áreas de artesanato, design, animação, escultura e performances. Foi nessa fase que surgiu o gosto pela Ilustração e Banda Desenhada, o que o levou a criar o fanzine Cag-anita, do qual saíram seis números, tendo nele participado como editautor.

    No que concerne à BD, GEvan participou em concursos, tendo obtido uma Menção Honrosa no Festival Internacional de BD de Moura, um 2º Prémio no do "Jovens Talentos" organizado em Pinhal Novo. Neste evento contactou com o grupo de BD "Nono Império", com quem colaborou na revista Sketchbook, com a bd "Kitty Fé".“A fazer ilustração, banda desenhada e design, colaborou na revista Super Pig (nºs 2, 3 e 4), publicada pela livraria e também editora Kingpin Comics, ambas rebatizadas posteriormente com o título de Kingpin Books), e, recentemente, na edição tipo TPB, na bd colectiva "Super Pig Live Hate".“Em 2008 foi-lhe publicada no jornal “Mundo Universitário” a BD, de prancha única e a cores, "Negócios à Parte".

    Como ilustrador e/ou designer, colaborou nas revistas “Sábado”, “Super Pig”, “C.A.O.S.”, na Celacanto, no blogue "Puntche" (de sua co-autoria) e, recentemente, no fanzine BDLP (#1),para o qual desenhou capa e contracapa.

    Tem participado em exposições colectivas de BD: no Festival Internacional de BD da Amadora-FIBDA, em 2005, com a bd "Anjo Ben"; no Moura BD, em 2006, também em Pinhal Novo, com a bd "Kitty Fé" e no mesmo ano no FIBDA, com a bd "+351"; em 2007, outra vez no FIBDA, na mostra "Autores Portugueses", com pranchas incluídas na revista Super Pig (nº3); e em 2011, ainda no FIBDA, com uma prancha reproduzida no álbum "Super Pig Live Hate".

    Para mais informações sobre GEvan, consultar http://gevan.viewbook.com/

    Por: Geraldes Lino (*)

    (*) http://divulgandobd.blogspot.com/

     

    Outras Notícias

    · Entretanto...
    · Dia normal (1)

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].