Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2011

    SECÇÃO: Saúde


    SEMANA EUROPEIA DE LUTA CONTRA A DOR DECORREU ENTRE 10 E 14 DE OUTUBRO

    Curso revelou papel da acupuntura no alívio da dor

    foto
    A Escola de Ciências de Saúde da Universidade do Minho, em parceria com a Consulta de Dor Crónica do Hospital de Braga, apresentou no dia 12 de Outubro, o Curso de Pós-Graduação em “Acupuntura Médica”, assente em fundamentos teóricos e práticos da Medicina Ocidental Contemporânea, no âmbito da Semana Europeia de Luta Contra a Dor.

    A sessão de abertura da sessão decorreu no Laboratório de Aptidões Clínicas da Escola de Ciências de Saúde (ECS) da Universidade do Minho e contou com a presença de Armando Almeida, António Paulo Encarnação, Hugo Pinto e Filipe Antunes, coordenadores desta nova Pós-Graduação da ECS, em Acupuntura Médica Contemporânea, dirigida exclusivamente a médicos.

    «A criação do Curso de Acupuntura Médica Contemporânea visa alertar a população em geral para o flagelo da Dor Crónica em Portugal, enquanto instrumento formativo dirigido a profissionais de saúde que trabalham no domínio da Dor», explicou Filipe Antunes, médico fisiatra do Hospital de Braga.

    Esta iniciativa contou com o apoio da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) que promoveu, em Portugal, a Semana Europeia da Luta Contra a Dor e o Dia Nacional da Luta Contra a Dor, que se celebrou a 14 de Outubro.

    A dor crónica é um estado de dor persistente, que afecta mais de 30% da população portuguesa. A patologia músculo-esquelética é a principal causa de dor crónica, que se não for adequadamente tratada, acarretará degradação importante da qualidade de vida do indivíduo, podendo até levar à incapacidade para o seu desempenho profissional.

    A acupuntura surge como uma alternativa válida no tratamento deste tipo de patologias, baseada em conhecimentos precisos da anatomia e fisiologia humana e na execução técnica correta de acupuntura, sendo mais uma das possíveis terapêuticas neste campo da medicina.

    Este curso de Pós-Graduação, pretende tornar-se uma referência no ensino da acupuntura em Portugal, garantindo à população o acesso a este tipo de cuidados, executados por médicos altamente treinados nesta técnica terapêutica. A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor. Para mais informações consulte www.aped-dor.com

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].