Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2011

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ

    CPN organizou mais uma grande festa de basquetebol

    Decorreu entre os passados dias 23 e 25 de setembro a 12ª edição do já tradicional Torneio Internacional de Basquetebol do CPN. Destinado aos escalões de formação femininos (nesta edição em concreto aos de iniciados e cadetes) o evento, que ao longo das suas anteriores edições tem “espalhado” o nome de Ermesinde não só pelos quatro cantos do país como também além fronteiras, contou este ano com a participação de 14 clubes nacionais e internacionais, nomeadamente Juvemaia, Maiabasket, Coimbrões, Torres Novas, Portimonense,

    Bolacesto, Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo, Sanjoanense, Académico do Porto, Quinta dos Lombos, Guifões, Arxil (Espanha), Cortegada (Espanha), e claro está a equipa da casa, o CPN. A “maratona” de jogos (31 no total) do torneio foi distribuida pelos pavilhões do CPN e Gimnodesportivo de Ermesinde, os quais se apresentaram na maior parte dos jogos com molduras humanas de grande dimensão.

    Em paralelo à competição decorreram duas conferências, ambas na tarde do dia 24, uma alusiva à modalidade, sob o tema “Treino para Jovens Atletas”, a qual foi ministrada pelo coordenador das selecções nacionais femininas e seleccionador nacional sénior feminino Ricardo Vasconcelos, e outra dedicada à nutrição relacionada com a prática desportiva, a qual esteve a cargo de Pedro Carvalho, professor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

    E numa prova evidente de que este não foi apenas mais um torneio desportivo há que fazer um sublinhado bem carregado à iniciativa “cesto solidário”, na qual cada atleta participante – e foram cerca de 300 os jovens que estiveram no certame – foi convidada a trazer de casa um “donativo alimentar” para posteriormente ser oferecido a uma instituição social de Ermesinde. O resultado final desta iniciativa foi esmagador como comprovam os números: 500 kg de alimentos recolhidos! Louvável, não há dúvidas!

    E no plano desportivo o evento correu igualmente às mil maravilhas para o clube organizador, já que em ambas as categorias em ação o CPN foi campeão! Em iniciadas bateu na final o Coimbrões por 36-24, enquanto que em cadetes as cepeenistas derrotariam no jogo decisivo o Quinta dos Lombos por uns expressivos 52-12.

    foto
    Àparte do basquetebol jogador, digamos assim, este foi mais um evento onde prevaleceu entre todas as atletas um enorme e salutar espírito de camaradagem e amizade. Uma verdadeira festa desportiva cujo balanço final só pode ser considerado como muito positivo, conforme referiu ao nosso jornal o coordenador geral do basket do CPN, Agostinho Pinto. «Posso dizer que este foi o melhor torneio que realizamos até hoje, superou todas as nossas expectativas, desde logo a afluência do público, fantástico, tivemos os pavilhões sempre cheios a assistir a bons jogos de basquetebol. Realçar também a qualidade das duas conferências, que interessaram não só às atletas como também aos próprios pais. O facto de termos inserido no calendário alguns jogos de mini-basquete veio também dar um outro colorido a um torneio bastante positivo sob diversos aspetos», sublinhou Pinto.

    Elogios ao torneio foram igualmente proferidos por algumas personalidades presentes na cerimónia de encerramento, casos do vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo João Paulo Baltazar, e do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde Luís Ramalho. Junta e Câmara a quem aliás o CPN agradeceu publicamente pelo apoio dado para a realização do evento. Agradecimentos também prolongados a atletas, treinadores, dirigentes, Associação de Basquetebol do Porto, patrocinadores, e aos muitos “anónimos” que fizeram deste mais um grande momento da vida do CPN e da própria Cidade de Ermesinde.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].