Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2011

    SECÇÃO: Destaque


    FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO

    “A Voz de Ermesinde” na Feira do Livro

    Maria Emília Traça, num anterior evento dinamizado pelo jornal "A Voz de Ermesinde" durante a realização da Feira do Livro do Concelho de Valongo
    Maria Emília Traça, num anterior evento dinamizado pelo jornal "A Voz de Ermesinde" durante a realização da Feira do Livro do Concelho de Valongo
    Mais uma vez o jornal “A Voz de Ermesinde” vai estar presente na Feira do Livro do Concelho de Valongo, animando um debate e representando várias e prestigidas editoras.

    A XVIII edição da Feira do Livro do Concelho de Valongo terá lugar de amanhã, sexta-feira, dia 1 julho até domingo, dia 10 de julho, realizando-se, como habitualmente, no Parque Urbano Dr. Fernando Melo.

    Como tem sido hábito, um largo programa de apresentações de livros, conversas com escritores, leituras e outros eventos de animação cultural, ajudam a dar vida à feira e a atrair visitantes.

    O sucesso comercial da Feira será duvidoso, em ano a que se junta a penúria concelhia à nacional, europeia e mundial, com as consequências que sabemos para os bolsos dos leitores.

    No stand de “A Voz de Ermesinde” estarão representadas as editoras &etc, Antígona, Letra Livre e Orfeu Negro, havendo a acrescentar uma representação de última hora, da editora Húmus.

    Logo no dia 2 de julho, sábado, pelas 19h00, irá decorrer um evento dinamizado pelo jornal “A Voz de Ermesinde”, trata-se de uma conversa sobre o tema “As Lendas na Literatura Infanto-Juvenil”, e que contará com a presença da escritora e investigadora da Literatura Infanto-Juvenil Maria Emília Traça e da escultora Luísa Gonçalves, que abordará a obra do pintor José Emídio, autor de muitas ilustrações dos livros de lendas de Maria José Meireles. Luísa Gonçalves estará também presente na inauguração da exposição de pintura de José Emídio, que terá lugar no final da conversa.

    Prevista para estar presente, Maria José Meireles, deverá contudo estar ausente na Turquia, só regressando após o final da Feira do Livro. Autora de um conjunto de livros inseridos nesta temática (como “Voar em Guimarães”, “A Lenda do Galo de Barcelos”, “Braga - Era uma vez uma Cidade”, “A Lenda do Rio Ave”, “Lendas de Mouras Encantadas”, “O Porto e o Segredo do Infante”, “O Cavaleiro do Arco-Íris - Terras de Basto”, “Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador - Destemido Cavaleiro de D. Afonso Henriques”, “Santo Tirso - No Murmurar das Águas...Terras de S. Rosendo”, “Letrinhas e Leituras - Navegar... Navegar”, “A Ninfa do Atlântico - História da Cidade de Lisboa”, “Os Sete Guerreiros da Lua - Citânia de Briteiros”, “Um Povo sem Medo – As Invasões Francesas”, “A Lenda da Serra da Estrela” e “5 de Outubro – Viva a República”), é a propósito de algumas destas lendas que se insere a iniciativa paralela da exposição das ilustrações de José Emídio para vários desses livros. O pintor do qual também se anunciou a presença na feira, nesse mesmo dia 2, não estará nesse dia aí presente, mas não está de parte uma futura visita guiada à exposição, no Fórum Cultural de Ermesinde, com a sua presença, ainda durante a Feira do Livro.

    Outros momentos da Feira que destacamos são a leitura animada de “A História do Homem Calado”, de valter hugo mãe, dia 8 de julho, às 16h00 e, no mesmo dia, às 21h30, as V Conferências de Ermesinde, organizadas pela Ágorarte e desta vez dedicadas a Miguel Torga.

    No dia 9 destaque também para a apresentação do livro “Lendas do Porto”, de Joel Cleto, este último sob uma temática de certo modo análoga à do evento proposto no sábado dia 2, pelo jornal “A Voz de Ermesinde”.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].