Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2011

    SECÇÃO: Música


    Concerto de Natal da Associação Académica

    Na última terça feira do ano de 2010, 28 de Dezembro, decorreu no Forum Cultural de Ermesinde um concerto de Natal com três grupos corais: “Sol Maior”, “Clavezinhas de Sol” e Coro juvenil da AACE (Associação Académica e Cultural de Ermesinde), sob a direcção do professor Nuno Rocha.

    Com início às 21h30, o concerto teve lotação esgotada - 302 pessoas assistiram a momentos de grande alegria, criando uma genuína empatia com os cantores.

    Fotos FILIPE CERQUEIRA
    Fotos FILIPE CERQUEIRA
    O programa das músicas teve a seguinte ordem:

    1ª Parte: Coro Juvenil da AACE – É Natal, Natal Africano, Um Sorriso de Natal, Miscelânea de Natal, O Pai Natal Veio à Cidade, A Boa Notícia, Rapsódia de Natal;

    2ª Parte: Sol Maior – Lá na Manjedoura, Eu Hei-de m’ir ao Presépio, White Christmas, Entre le Bouef et l’Âne Gris, A Celebration of Carols, Siyahamba, Mister Santa, Down by the Riverside, Santa Claus is Coming to Town, All I want for Christmas is You, Oh Happy Day, Jesus;

    3ª Parte: Clavezinhas de Sol (com participação especial de alguns elementos do Sol Maior) – apresentação do musical de José Carlos Godinho À Procura de um Pinheiro.

    O concerto começou com o “filho mais novo” do professor Nuno Rocha – o coro juvenil da AACE. O grupo, com ainda nem um ano de existência, faz parte da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, que foi fundada em 15 de Abril de 1999, «corolário da vontade firme (…) de promover o ensino do canto, da música, do teatro e de outras manifestações» culturais. Com idades entre os 7 e os 11 anos, os cantores foram acompanhados pelo público com palmas, cantando também.

    Se o coro juvenil da AACE é o “filho mais novo” do Prof. Nuno Rocha, o coro da 2ª parte, “Sol Maior”, é o “filho mais velho”, que fará 10 anos este ano. Os seus elementos – espalhados pela sala a caminho do palco - começaram Lá na Manjedoura “a capella”, isto é, sem qualquer acompanhamento instrumental. Fizeram um balanço entre temas bastante calmos (uns “a capella” , outros com acompanhamento de instrumental gravado e um outro ainda com um pianista do grupo – Mário Santos) e outros mais animados, a partir do Siyahamba (cântico zoulou). Terminaram com “Oh Happy Day” , uma das melhoras canções do seu repertório, que fez as delícias do público, que por ter gostado tanto acabou ter um “extra” – Jesus.

    3ª PARTE: MUSICAL

    “À PROCURA

    DE UM PINHEIRO”

    foto

    Foi a parte mais aguardada, com melodias que ficam no ouvido, com muita animação. As Clavezinhas cantam, as Clavezinhas dançam, as Clavezinhas representam… Conseguiram criar todo um espírito e uma magia natalícia contagiante. Os temas de José Carlos Godinho são deliciosos; a coreografia mostrou excelentes ideias de coordenação, com boa encenação, vídeos bem recheados de fotografias alusivas à quadra e com a letra, para que todos pudessem seguir e cantar ao mesmo tempo. Boa escolha de guarda-roupa e de decoração.

    No fim vieram todos os coros ao palco cantar o tema final do musical. Foi um desfecho esfuziante. Todo o público abanava os braços juntamente com os coros, criando um ambiente incrível.

    O espectáculo terminou com Alberto Mateus, presidente da AACE, comovido a dar os parabéns a Nuno Rocha e aos três coros, lançando o desafio de se poder repetir o concerto em breve.

    NOTAS BIOGRÁFICAS DOS GRUPOS CORAIS

    foto

    O coro Clavezinhas de Sol nasceu em Outubro de 1996, resultou do trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Musical desde 1993 no Patronato da Imaculada, em Gueifães, Maia. Do seu repertório fazem parte géneros musicais tão diferentes como cânticos para Missa, canções de Natal, temas da Música Tradicional Portuguesa, temas da Disney, entre outros. Editou o 1º CD em 1997 “Festas dos Amiguinhos de Jesus”, seguindo-se mais 2. Tem participado regularmente em programas de Televisão, como por exemplo na Praça da Alegria, Natal dos Hospitais e Portugal no Coração.

    O coro Sol Maior “nasceu” pelo facto de as crianças do coro anterior terem crescido, havendo a necessidade de mudança de repertório, dirigido agora para canções dos Supertramp, Beatles, Queen, Espirituais, etc. Gravou várias canções presentes no catálogo da Areal Editores, em CDs de apoio a manuais de Educação Musical. Tal como o grupo anterior, foi fundado e dirigido desde o início por Nuno Rocha.

    Por: Filipe Cerqueira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].