Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2010

    SECÇÃO: Tecnologias


    Nos bastidores do KDE: Ingo Malchow

    O [site do] KDE – um dos sistemas de gerenciamento de janelas open source mais importantes no Linux – possui uma série de entrevistas chamada Behind KDE, a intenção é através delas apresentar à comunidade as pessoas que estão por trás dos softwares que usamos: Quem são essas pessoas criativas? O que os motiva a contribuir para o projecto KDE? O que comem? Quem são os seus escritores favoritos, cantores e actores? Bem … você terá essa imagem. Nos bastidores do KDE entrevistará as pessoas que trabalham no KDE para encontrar as respostas para perguntas como estas. Bem como programadores, entrevistaremos artistas, tradutores, pessoas da publicidade e todos os outros que fazem da comunidade KDE o que ela é hoje.

    A primeira entrevista deste ano, feita com Ingo Malchow, foi aqui traduzida para que a comunidade de língua portuguesa também tenha acesso a essas informações. Pretendemos traduzir toda a série. Acompanhem!

    BEHIND KDE (Bastidores do KDE/KDE Piauí).

    foto
    (*) Esta entrevista é com Ingo Malchow. Ele já é um dos famosos administradores do fórum e é uma das mais recentes adições à equipa de sysadmins do KDE. Nesta entrevista você encontrará uma pessoa cujo passatempo favorito é o seu trabalho, capaz de ajustar a cor do céu em seus sonhos através de uma folha de estilo e que pode farejar uma fonte feia a 10 cliques de distância. A propósito, ele, sozinho, criou este site [N.T.: http://www.behindkde.org/] (...) e encheu-o com conteúdo do ano passado.

    Você poderia apresentar-se?

    Eu sou Ingo Malchow (mais conhecido como neverendingo no irc), um dos fundadores dos Fóruns do KDE, estou com pouco mais que 30 anos, e não consigo realmente dizer do que gosto. Isso é tudo! ;).

    Pode dizer-nos o que faz para viver?

    Web design, e de vez em quando desenvolvo em php.

    Pode dizer-nos o que faz para o KDE?

    Como disse, iniciei os fóruns, fazendo trabalhos de administrador e expulsando os spammers. Essa é a parte divertida. E então geralmente alguém chega, encontra um erro de digitação num dos sites do KDE ou um erro de exibição e eu vou consertá-lo. Isso porque, basicamente, a maioria das pessoas acham que HTML/CSS/PHP são coisas um pouco chatas. Mas alguém tem de fazer o trabalho, então ei, deixe-me ser essa pessoa. Ou alguém quer um novo site para o KDE, eu também posso ajudar com isso, desde a criação do site em si até à execução do projecto. Mais ou menos o que eu faço para viver. Eu deveria ter passatempos melhores, acho.

    Você tornou-se uma parte importante da equipe de sysadmins, pode-nos explicar mais detalhadamente o que faz?

    Eu realmente não diria importante. Mas o que eu faço bem é fazer as pequenas coisas para dar aos grandes sysadmins mais folga para respirar. Sim, eu diria que é isso. Isto geralmente é feito pelo gerenciamento dos nossos monstros, seja phpBB, mediawiki ou o nosso framework personalizado “Capacity”. Isso é o que me acostumei a fazer e não o que realmente um sysadmin gosta de fazer. ;)

    Capacity? O que é isso?

    Esse é o nome do nosso framework utilizado na maioria dos sites do KDE, e pode ser encontrada no trunk/www/media. Foi escrito uma vez por algumas pessoas do KDE. E agora está sendo usado no www.kde.org, edu.kde.org e no pim.kde.org, mas também pequenos sites podem usá-lo e instantaneamente ficarem ótimos, como, por exemplo, o http://kdesvn-build.kde.org/.

    Como você divide o seu tempo entre todas as coisas diferentes que faz?

    Boa pergunta… eu realmente odeio isso. Na verdade, foi você [red: Tom Albers], que me mostrou como limitar certos aspectos de determinadas épocas. Eu tentei fazer isso também, mas até agora falhei…

    Vamos lá, não é tão difícil, basta manter um cronograma. O que é tão difícil?

    Quando você está diante das coisas menores é muito tentador fazê-las imediatamente. Você pendura-se no irc ou lê os seus e-mails, e de repente alguém vem com pequenas coisas que podem ser feitas facilmente. Como adicionar um novo mirror ftp à nossa lista, por exemplo, ou «cara, o tamanho dessa fonte é uma porcaria, por favor, use uma diferente». Se você deixar a lista crescer com tantas coisas pequenas é improvável que isso aconteça num futuro próximo. Então, eu prefiro fazê-las de imediato e não manter um cronograma. Mas a minha satisfação vem do styling do site, o que pode demorar semanas ou meses.

    Nos próximos meses as coisas irão mudar devido à transição para o git. Você poderia explicar essas mudanças e o seu papel nelas?

    A transição para o git é um grande passo e eu mal posso esperar por isso. O código do nosso fórum já está hospedado no git há um booom tempo, e espero que tenhamos outros sites logo ali também. Como sempre, alguém precisa cuidar do design dessas coisas, nós queremos uma boa aparência nos vários sites, certo? Então, alguns testes, etc. (e de novo mantendo as menores coisas distantes dos grandes sysadmins ;) ).

    Isso significa que você não pretende ser um ‘importante’ sysadmin?

    Isso não é verdade, se o tempo permitir e se outras pessoas entrarem e fizerem as coisas menores, porque não? A meu ver, todas as coisas do site estão começando a ficar importantes para as pessoas, eles compreendem que você não pode apenas colocar algo e esperar o trabalho de qualquer maneira. Veja alguns anos atrás. A maioria dos sites estáticos do KDE, um design. Agora temos um fórum, algumas instalações do Drupal, mediawiki, com muitas contribuições interessantes, e eu não acho que vai acabar agora. Precisamos, definitivamente, de um administrador de sistema focado nesta área.

    foto
    Quais são as áreas onde o KDE e seus softwares realmente brilham em sua opinião?

    Design, claramente. Eu posso ser subjectivo, mas o design como um todo (como na arte) é impressionante, tenho grande admiração a todos os artistas e designers de interface envolvidos. Excelente trabalho. A outra coisa, é claro, é a própria área de trabalho, o plasma, claro que há discussões sobre quem copiou de quem, blabla, mas você pode usá--la e alargá-la. O fim das ideias não foi alcançado. E, como disse acima, graças à sua excelente arte a diversão aumenta ao usá-los. Eu poderia continuar com o nome de cada uma das aplicações que uso diariamente mas não quero perder-me – há muitos.

    Você tem alguma visão de como quer que o KDE seja nos próximos 5 anos e em particular como administrador de sistemas?

    Continuem o bom trabalho com o código, não muito daquele lado, na minha opinião. Um pouco mais/melhor coordenação em outros aspectos, como a integração com os não--programadores, simpatizantes, escritores de documentação ou também dentro de equipes, como a de sysadmins. Do meu ponto de vista foi bastante parado do lado dos sysadmins por um bom tempo. Provavelmente porque não era necessário. Você [red: Tom Albers], por exemplo, faz um trabalho maravilhoso com sas uas entradas de blog sobre o que está acontecendo no mundo sysadmin actualmente, ou que agora existe um canal aberto sysadmin onde nos podemos encontrar, ser contactados ou cutucados. É um bom passo na direção certa. Então minha visão seria ainda mais “Comunidade”. O KDE tem uma grande comunidade? Absolutamente. Mas pode ser ainda melhor …

    (*) Behind KDE

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].