Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2009

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    300º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa - 4 Agosto de 2009

    Foto BLOG KUENTRO
    Foto BLOG KUENTRO

    «Os Encontros da Tertúlia BD de Lisboa atingiram, no dia 4 de Agosto, o número redondo dos 300!!!», relata Jorge Machado-Dias no seu blog Kuentro.

    E neste dia acabou por acontecer «um Encontro especial, mais que não seja pela conjugação de vários factores: o convidado especial ser o Miguel Carneiro, que é professor do Curso de Banda Desenhada e Ilustração da Escola Superior Artística do Porto, no Pólo de Guimarães [...], membro do colectivo A MULA), a presença de Ruben de Carvalho, jornalista e vereador da Câmara Municipal de Lisboa (e, como toda a gente saberá, membro do PCP [...]), e ainda a presença da Maria José Pereira, das Edições ASA. Esta conjugação de factores, serviu para termos um debate mais participado do que o costume aquando do diálogo com o Convidado Especial – especialmente sobre o curso Superior de BD e Ilustração, coisa para que o Miguel Carneiro não estava muito virado, uma vez que queria era falar da obra dele em BD e das iniciativas do colectivo a que pertence, pois claro.

    Depois a coisa descambou para um animadíssimo debate no blogue de Geraldes Lino, Divulgando Banda Desenhada [...]».

    «E, já agora, se Ruben de Carvalho soube da existência da Tertúlia de BD de Lisboa através deste vosso Kuentro, foi através da minha indicação pessoal que ele foi até lá. E gostei da maneira como a coisa correu. Deu, parece-me, um outro nível ao debate, quando o normal na Tertúlia é nem sequer haver debate…

    Até a opinião radical do José Abrantes sobre a participação de “políticos” na Tertúlia (no referido debate do blogue Divulgando BD), prolongou o que foi dito no Encontro e deu para alargar a coisa à questão da tolerância de opiniões [...].

    O CONVIDADO ESPECIAL

    Miguel Borges Carneiro (Porto, 1980) obteve licenciatura em Artes Plásticas-Pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - FBAUP, entre 1998 e 2004 .

    Na [...] faculdade conheceu Marco Mendes, tendo ambos fundado o colectivo editorial e artístico ''A Mula". Mas já antes, no período universitário, o interesse pela ilustração e banda desenhada se manifestara [...]. Isso levou-o a editar os fanzines Ex-Man, Bom Apetite, Paint Sucks, Hum!Estou a Ver..., Lamb-Haert, Estou Careca e a Minha Cadela Vai Morrer, Cospe Aqui e Qu'Infemo (este em Jul.09, numa edição do colectivo ''A Mula'), onde voltou a aparecer o "Senhor Pinhão" ou ''Monsieur Pignon" que, juntamente com o "Sr. Frango", representam criações suas de BD em registo "underground" [...]».

    Fonte: http://kuentro.weblog.com.pt/

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].