Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2009

    SECÇÃO: Arte Nona


    Banda Desenhada e Ilustração em concurso

    foto
    Segundo a informação patente no site da Bedeteca de Lisboa, entre os muitos concursos de Banda Desenhada e Ilustração que esperavam as propostas de autores portugueses e de todo o mundo este ano, continuam ainda abertos a Ilustrarte 2009 – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância e o Concurso de BD de Lodz.

    Quanto ao primeiro, certame criado por Ju Godinho e Eduardo Filipe, cujo tema e técnicas são livres, os artistas, consagrados ou não, devem respeitar um formato de 40x60 cm e apresentar três propostas de ilustração inéditas ou publicadas depois de Janeiro de 2009, até ao dia 31 de Outubro de 2009. O local de entrega é o Museu da Electricidade, Avenida Brasília, Central Tejo 11300-598 Lisboa. O prémio deste concurso é de 5 000 euros para o vencedor. Os trabalhos deverão estar expostos de Março a Abril de 2010 no Museu da Electricidade. No catálogo que a organização editará a propósito, cada autor seleccionado terá direito a duas páginas com uma pequena nota biográfica. Os interessados podem procurar informação em http://www.ilustrarte.net/.

    Quanto ao Concurso de BD de Lodz, também de tema e técnica livre, os autores têm que submeter tiras inéditas, que concorrem em duas categorias – profissionais, artistas que já publicaram os seu trabalhos em álbuns ou revistas, e novos autores – os vencedores na categoria serão tratados como “profissionais” nas próximas edições. Os artistas concorrentes têm que apresentar, pelo menos uma tira, com o número de páginas a não poder exceder oito páginas A4 verticais (210x297mm) ou A3 (297x420mm). Os trabalhos devem ser enviados para Lodzi Dom Kultury, Traugutta 18, 90-113 Lodz (Polónia) até 31 de Agosto de 2009. Serão atribuídos o 1º, 2º e 3º Prémios e três menções honrosas. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 3 de Outubro, durante o Festival Internacional de Comics e Jogos de Lodz.

    Os interessados podem encontrar informação em http://www.komiksfestiwal.com/.

    Entre os concursos listados no site da Bedeteca figuravam o Concurso de BD de Luzerna, Suíça, fechado a 5 de Janeiro, o Titan – Ilustração em Design, promovido pela ESAD, Matosinhos, fechado a Novembro 2008, o “Darwin 2009: Odisseia da Evolução – Uma Visão Humorística”, promovido pela Universidade do Minho, fechado a 27 de Fevereiro de 2009, o 17º Salão Internacional de Desenho para a Imprensa, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, fechado a 6 de Março de 2009, o 2nd International “Olive” Cartoon Contest, um festival/concurso turco, tendo como tema a oliveira, fechado a 1 de Junho de 2009, e o 4º Concurso de Banda Desenhada de Viseu, fechado também já a 15 de Maio de 2009.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].