Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2009

    SECÇÃO: Destaque


    A CAMPANHA ELEITORAL NO CONCELHO

    Cabeças-de-lista no concelho praticamente já todos conhecidos

    foto
    São praticamente conhecidos todos os cabeças-de-lista de todas as candidaturas às Autárquicas de 2009 no concelho de Valongo, à excepção da candidatura do Bloco de Esquerda em Sobrado.

    Relativamente às várias listas que apresentámos ou previmos na edição de 30 de Junho, e analisando agora uma por uma (e por ordem alfabética), são já conhecidos os rostos que vão encabeçar as candidaturas do Bloco de Esquerda às freguesias de Alfena (o advogado Vítor Guedes), de Campo (Fernando Fonseca) e de Valongo (Fernando Guedes).

    Quanto à Coragem de Mudar, de Maria José Azevedo, confirmou-se a apresentação de uma candidatura à Junta de Freguesia de Valongo, que será encabeçada por Eusébio da Fonseca.

    No Partido Socialista as novidades são a designação de Queijom Barbosa como cabeça-de-lista à Assembleia Municoipal e a não apresentação de uma candidatura à Junta de Freguesia de Alfena. Recorde-se que, nesta freguesia apresenta-se às urnas a candidadatura dos Unidos por Alfena.

    Quanto às informações então apontadas relativamente à coligação PSD e CDS/PP, confirmaram-se a apresentação de Campos Cunha como cabeça-de-lista à Assembleia Municipal (pelo menos já confirmadas pelo CDS), e de Sofia de Freitas, à presidência da Junta de Freguesia de Valongo. As novidades desde então são a apresentação de Luís Ramalho como candidato à presidência da Junta de Freguesia de Ermesinde e, porventura a decisão mais surpreendente, a apresentação de uma candidatura própria em Alfena, liderada por Dario Teixeira.

    A não apresentação de uma candidatura do PS e a apresentação, por sua vez, de uma candidatura do PSD/CDS alternativa à de Arnaldo Soares, estarão necessariamente relacionadas.

    A pouco e pouco começam também a ser conhecidos os primeiros nomes das listas para a Câmara Municipal de Valongo.

    No Bloco de Esquerda o número 2 deverá ser Eduardo Valdrez, nome contudo ainda a confirmar.

    Na CDU, a José Caetano devem seguir-se José Viegas, Cláudia Ferreira e Adelino Soares, também a confirmar.

    A Coragem de Mudar anunciou já toda a lista [ver texto sobre a formalização no notário do seu compromisso eleitoral]. Os primeiros nomes da lista, que se sucedem a Maria José Azevedo, serão assim Pedro Panzina, João Ruas Moreira, Maria Helena Pinto, Teresa Marques e José Carlos Gomes.

    No Partido Socialista sabe-se que a lista para a Câmara Municipal de Valongo deve reflectir a presença das várias freguesias do concelho. José Luís Catarino e José Miranda são apontados como os nomes que provavelmente representarão Valongo e Alfena, podendo vir a ser os números 2 e 3 da lista, embora ainda sem confirmação.

    Na coligação PSD/CDS Eunice Neves deve figurar nos primeiros nomes, embora também ainda a confirmar. É um dos poucos casos de mulheres candidatas em que a lei da paridade não terá tido uma influência de maior.

    Finalmente, na lista Tino - Temos Terra, Somos Semente, de Tino de Rans, o segundo lugar deve ser ocupado pela assistente social Sofia Sousa Silva, e o terceiro por Damiana Falcão, embora ainda sem confirmação, pela possibilidade de introdução de um outro nome entre estas primeiras candidatas.

    Ana Nóbrega é a n.º 1 na lista à Assembleia Municipal.

    As candidaturas independentes parecem ser agora uma realidade incontornável, aliás como bem o demonstra o recente apelo do Partido Socialista, feito em conferência de imprensa convocada para o efeito, para que os seus militantes e simpatizantess concentrem o voto na candidatura de Afonso Lobão:. «Lançar projectos de outra natureza, sob a capa de candidaturas independentes, por mais respeitáveis que sejam as pessoas envolvidas e as ideias apresentadas, no actual contexto político tem como único efeito contribuir para a manutenção da esgotada, cansada e arrastada presidência do actual presidente da Câmara Municipal de Valongo», podia ler-se na declaração então tornada pública pela Concelhia do PS.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].