Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2009

    SECÇÃO: Destaque


    Secretário de Estado da Saúde inaugurou Unidade de Saúde Familiar de Ermesinde

    Foto AMÉRICO SILVA
    Foto AMÉRICO SILVA
    Conforme havia sido noticiado na edição passada do nosso jornal, a Unidade de Saúde Familiar de Ermesinde (USFE) já se encontra a funcionar desde o passado dia 6 de Julho, depois de um largo período em que esteve sujeita a obras de remodelação. Contudo, a inauguração oficial da infraestrutura apenas ocorreu alguns dias mais tarde, mais concretamente a 20 de Julho, a qual foi apadrinhada pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

    A acompanhá-lo neste acto festivo estiveram diversas personalidades em representação de entidades locais e “não locais”, entre outros o Governador Civil do Porto, Agostinho Gonçalves; representantes da Administração Regional de Saúde do Norte; elementos da Segurança Social, o director do Hospital de Valongo, José Luís Catarino, Alcina Meireles a representar o Centro Social de Ermesinde, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Artur Pais; e Artur Carneiro na qualidade de presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde. Presenças notadas foram igualmente as dos candidatos cabeças-de-lista do Partido Socialista à Câmara Municipal de Valongo e Assembleia de Freguesia de Ermesinde, respectivamente Afonso Lobão e Tavares Queijo.

    Após o descerramento da placa que assinalou então a inauguração oficial da USFE, o director do Centro de Saúde de Ermesinde/Alfena, António Pais, usou da palavra para, entre outros aspectos, frisar que a abertura da infraestrutura marca uma nova etapa na vida da instituição, a qual põe fim a uma série de problemas levantados pela população ao longo dos meses em que estas instalações de saúde estiveram encerradas em virtude não só de necessitarem de profundas melhorias como também – e principalmente – pelo facto de o Centro de Saúde de Ermesinde/Alfena se ter mudado para a zona da Bela. O problema da deslocação dos habitantes moradores no centro da cidade para a Bela está assim ultrapassado com a abertura de uma unidade totalmente reformulada e que se irá dedicar aos cuidados primários de saúde, conforme informou António Pais. De sublinhar ainda que a USFE irá servir cerca de 11 mil utentes.

    Tecendo rasgados elogios não só à qualidade das instalações como também à equipa que agora se encontra à frente dos destinos da unidade, o secretário de Estado da Saúde Manuel Pizarro diria que, com a abertura da UFSE, o Governo aproxima-se de um dos seus grandes objectivos para a área da saúde, o de que cada português tenha ao seu dispor um médico de família, pondo assim cobro à longa lista de utentes sem médico de família que hoje em dia é uma realidade um pouco por todo o país. Manuel Pizarro sublinharia ainda que o Governo está a cumprir o compromisso que assumiu para com Ermesinde, ou seja, primeiro foi construído o novo centro de saúde e agora abrem as portas da nova USF.

    VISITA

    À USF DE ALFENA

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    Posteriormente à inauguração da USFE, a comitiva liderada pelo secretário de Estado rumou a Alfena onde fez uma visita à Unidade de Saúde Familiar de Alfena (USFA). E se em Ermesinde esta visita teve contornos de festa, em Alfena ela teve motivos de insatisfação por parte dos autarcas locais. O presidente da Junta de Freguesia alfenense, Arnaldo Soares, foi o porta-voz do descontentamento de toda a população em relação à inviabilização por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) da construção de uma nova e urgente USF em Alfena.

    Manuel Pizarro viu ao pormenor as más condições da actual USFA e foi peremptório em afirmar que é de facto urgente a construção de uma nova unidade, que aliás já se encontra contemplada em PIDDAC mas cujo Plano de Pormenor foi chumbado pela CCDR-N.

    O secretário de Estado aconselharia mesmo ser necessário voltar à carga para a resolução deste caso, sublinhando que o Governo tudo fará para que a nova USFA seja uma realidade dentro em breve.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].