Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2009

    SECÇÃO: Tecnologias


    Introdução ao Scribus (3)

    O Scribus é um excelente programa livre para a produção de revistas, propagandas, jornais, em qualquer documento que necessita de uma bela apresentação de texto e imagens. Além disso, ele também pode ser usado para a geração de PDFs inteligentes, com formulários e até mesmo javascript (mas essa última característica não será abordada neste tutorial).

    O objectivo deste tutorial é ensinar o básico para se começar a criar documentos com o Scribus, preparando o leitor para a descoberta de novas funcionalidades. Também será feita uma rápida passagem por outros programas úteis durante a editoração, como o Gimp, o seu navegador preferido, o OpenOffice.org, além de apresentar sites importantes, como o OpenClipart (www.openclipart.org) e a Wikipedia (www.wikipedia.org).

    (continuação)

    Para gerar um novo Modelo de Página:

    • Vá a Edit – Templates.

    • A janela que aparece (semelhante à mostrada na figura 7) é onde os modelos existentes são listados. Clique em New, e chame o seu modelo de Cartas.

    • Note que o Scribus está a exibir agora uma página em branco; você está a editar um Modelo de Página e não uma página do seu documento. Todas as alterações que você fizer nessa página em branco serão adicionadas a todas as páginas do mesmo tipo (do mesmo Modelo de Página).

    • Vamos colocar os números de página no canto inferior direito; para fazê-lo, siga os passos abaixo:

    – Primeiro, configure o atalho de teclado (atalho de teclado é uma forma de dar comandos ao programa pelo teclado, e não pelo rato. Por exemplo, se você apertar <Ctrl> + <N>, um novo documento será aberto no Scribus)que realiza essa acção.

    – Vá a Edit – Preferences – General e clique em Keyboard Shortcuts.

    foto
    – Procure pelo item Insert Page Number. seleccione-o e clique em Set Key. Coloque o atalho de sua preferência.

    – Recomenda-se aqui o atalho <Alt> + <3>. (Note que para colocar o atalho você não precisa digitar literalmente Alt + 3, basta pressionar a tecla <Alt> e, sem soltá-la, apertar a tecla <3>).

    – Agora crie um objecto do tipo texto no canto inferior direito da página.

    – Dê um duplo clique no objecto (para entrar no modo de edição rápido). Tudo o que você digitar agora será colocado nesse objecto do tipo texto.

    É como se você estivesse naquela janela de edição, mas esse modo é para entrar rapidamente com um texto, sem se preocupar com formatação, etc.. Porém aqui, ao invés de escrever algo, pressione as teclas de atalho para ser colocado o número da página, que você definiu anteriormente (se seguiu a recomendação anterior, pressione <Alt> + <3>).

    Note que agora seu objecto do tipo texto contém “#". Esse caractere será substituído pelo número da página no seu documento.

    – Crie um outro objecto do tipo texto e escreva, na fonte e tamanho de sua preferência, “Mundo Tux", no canto superior direito.

    Em seguida, adicione a imagem de uma carta no nosso modelo, seguindo os passos abaixo:

    • No site Open Clipart, aceda à secção office, salve uma imagem de carta, converta-a para o formato .png (você pode fazê-lo seguindo os passos descritos no início deste tutorial).

    • Crie um objecto do tipo imagem e coloque a imagem da carta. Caso queira alterar a rotação da imagem, por exemplo, aceda às propriedades da imagem e altere o item rotation.

    Está pronto então um modelo para as páginas do tipo Cartas. Existe um problema, porém...

    Normalmente a página da esquerda é diferente da página da direita.

    Para resolver tal problema, será necessário ter um modelo CartasD (para as páginas à direita) e CartasE (para as páginas à esquerda). Para criá-los, siga os [seguintes] passos:

    • Na janela aberta ao aceder a Edit - Templates, clique em Duplicate.

    • Chame o novo modelo de CartasE.

    • Clique novamente em Duplicate.

    • Chame o novo modelo de CartasD.

    • Seleccione o modelo Cartas e apague-o, clicando em Delete.

    • Altere agora os modelos, de forma a que CartasD seja apropriado para páginas à direita, e CartasE para páginas à esquerda.

    • Você estará a editar o modelo que está seleccionado na janela Edit Templates. Quando terminar, clique no botão Exit (ou Close, dependendo da versão do seu Scribus) desta janela para retornar a edição do seu documento.

    3.2.2 Criando

    a página

    Para criar uma página, faça o seguinte:

    • Vá a Page - Insert;

    • Seleccione o modelo apropriado no item Template e clique em Ok.

    • Se precisar de trocar o modelo de uma página, clique em Page - Apply Template e na janela que aparecer, seleccione o item apropriado.

    • Crie um objecto do tipo texto com o tamanho apropriado, e em suas propriedades, na secção shape, coloque 2 em Columns e 5.0 em Gap, para que o texto tenha 2 colunas com 5 pontos de distância entre elas.

    O que fazer se as cartas estiverem todas digitadas num documento do OpenOffice.org? Você não vai querer digitar tudo de novo, não é mesmo?

    Neste caso, basta abrir o documento no OpenOffice, seleccionar o texto que irá para a sua página no Scribus e clicar em Editar - Copiar. Na janela de edição de texto do Scribus, clique em Edit - Paste.

    Caso queira seleccionar tudo, é mais fácil clicar em Editar - Seleccionar Tudo do que fazer a selecção com o rato.

    Para alterar a página que está a editar, pode clicar na página que deseja na janela Arrange Pages (caso ela não esteja visível, clique em Tools - Page Palette), pode correr a janela ou clicar nas setas presentes na parte inferior da janela principal (como mostra a figura 8).

    foto

    4 Primeiro Artigo

    – Exercícios

    Já sabe o suficiente para criar documentos utilizando o Scribus. Insira agora um artigo na revista. Caso precise de informações para o seu artigo, recomenda-se o site www.google.com.br, excelente para pesquisar páginas na Internet, ou o site www.wikipedia.org, uma enciclopédia digital extraordinária, totalmente livre e com mais de 620 000 artigos em inglês (dados de 13 de Julho de 2005), para além de possuir edições em mais de 80 idiomas.

    Caso queira deletar um objecto basta seleccioná-lo e pressionar <Ctrl> + <K> ou aceder ao Item - Delete.

    No seu artigo procure colocar o título sobre uma caixa. Descubra como alterar a cor dessa caixa. Lembre-se também de criar o Modelo de Página ArtigoD e o Modelo ArtigoE.

    Por: LEANDRO SORIANO MARCOLINO *

    * Projeto LibertasBR, Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Minas Gerais.

    Publicado sob Licença Pública Geral GNU, em Julho 2005.

    Contacto: [email protected].

    Esta documentação é livre.; você pode redistribuí-la e/ou modoificá-la sob os termos da Licença Pública GNU, conforme publicada pela Free Software Foundation; tanto na sua versão 2, como qualquer versão posterior. a distribuição desta documentação é feita na expectativa de que ela seja útil, porém sem nenhuma garantia.

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].