Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2009

    SECÇÃO: Desporto


    CICLISMO

    Aluvia/Valongo/União Ciclista de Sobrado brilhou no Alto de Santa Justa

    Carlos Baltazar (da equipa Aluvia//Valongo/União Ciclista de Sobrado) foi o vencedor do 3º Troféu RTP Município de Valongo – realizado no passado dia 13 de Junho –, superando o seu colega de equipa Bruno Silva e César Fonte (Cartaxo Capital do Vinho//CC José Maria Nicolau). Para lá do êxito individual, a formação de Sobrado arrancou ainda o triunfo por equipas, para lá de ter Rui Vinhas a dominar a Montanha e Hélder Leal a liderar o Prémio das Metas Volantes. Após a realização de duas provas do Troféu RTP 2009, o espanhol José Antonio Cerezo (do conjunto Artesanía de Galicia/CC Lugo) mantém-se no comando da competição com 320 pontos contabilizados, mais 17 que Carlos Baltazar, o 2º colocado.

    Foto JOÃO FONSECA/UCS
    Foto JOÃO FONSECA/UCS
    Foi um dia em cheio para a União Ciclista de Sobrado (UCS). Como responsável pela organização do evento, em parceria com a Associação de Ciclismo do Porto e sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo, a UCS viveu mais uma jornada gloriosa, mas aos êxitos desportivos há a somar a intensidade com que se viveu um dia repleto de emoções. Com efeito, as pessoas acorreram em grande número à estrada, para a corrida culminar em apoteose no Alto de Santa Justa, local já considerado um autêntico santuário do ciclismo, que bem poderia ser ponto de eleição para um final de uma etapa da Volta a Portugal.

    Numa tirada muito movimentada e com um grau de dificuldade elevado, foram bem visíveis desde muito cedo as constantes picardias entre as dez equipas em competição, oito portuguesas e duas espanholas. Se bem que as fugas registadas nunca tivessem sido de molde a provocar grandes danos, o certo é que alguns corredores lá foram tentando a sua sorte. Contudo, o pelotão reagiu sempre de pronto à ousadia de certos “aventureiros”, recolocando-se a preceito para evitar surpresas desagradáveis.

    Com a equipa do CC Lugo/Artesania Galicia a “jogar” prudentemente em defesa do seu corredor Jose Antonio Cerezo, que continua líder do Troféu RTP, a Aluvia/Valongo/UCS teve mesmo de puxar dos galões para vencer em “casa” – pelo segundo ano consecutivo –, plena de pujança e concentração. E foi naquela terrível subida até ao Alto de Santa Justa que os mais fortes ditaram as suas leis, com o possante Carlos Baltazar a superiorizar--se aos demais concorrentes, antecipando-se por seis segundos ao seu colega de equipa Bruno Silva, para deixar César Fonte (Cartaxo Capital do Vinho/CC José Maria Nicolau) a treze segundos de diferença.

    No final da prova, que percorreu diversas artérias das freguesias de Sobrado, Valongo, Alfena e Ermesinde, Carlos Baltazar era naturalmente um homem feliz, recordando os momentos-chave deste seu triunfo em casa. «Entrei com muita determinação nos derradeiros quilómetros da etapa, mas foi muito duro. Já conhecia bem o trajecto e sabia das dificuldades que todos teríamos, mas demos o máximo. Claro que foi bom ganhar em casa diante deste maravilhoso público, tanto mais que os patrocinadores da equipa estavam presentes e queríamos dar-lhes uma alegria. Por mim, vou continuar a lutar como até aqui, com o propósito de vencer mais corridas, sabendo que estou em boa posição para tentar triunfar no Troféu RTP».

    Também o presidente da Câmara Municipal de Valongo, Fernando Melo, não deixou de marcar presença neste momento alto do desporto valonguense, tendo-se mostrado plenamente satisfeito pela enorme moldura humana que se fez notar pelas estradas que a corrida percorreu, sinónimo claro de que o ciclismo continua a merecer um carinho muito especial da parte do povo do concelho. Por tudo isto Melo expressaria o desejo de um dia ver o Alto de Santa Justa ser palco do final de uma etapa da Volta a Portugal.

    Por: Vaz Mendes/AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].