Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2009

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    O Dia das Nossas Famílias

    Fotos CSE
    Fotos CSE
    No dia 15 de Maio, o Jardim de Infância e a Creche do Centro Social de Ermesinde assinalaram com um convívio o “Dia das Nossas Famílias”, de forma a alargar o seu grau de abrangência como instâncias socializadoras fomentando uma aprendizagem cívica e uma co-responsabilização moral dos pais, das famílias, dos parceiros sociais e das populações no processo educativo da criança.

    Por acreditarmos firmemente que: «a família e a instituição de educação pré-escolar são dois contextos que contribuem para a educação da mesma criança, importa por isso, que haja uma relação entre estes dois sistemas (Ministério de Educação 1997: 47)».

    “A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário” (Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar. Orientações Curriculares, Ministério Educação, 1997:15).

    Após uma reflexão sobre a sociedade em que vivemos, deparámo-nos com uma sociedade cada vez mais instruída, cada vez mais exigente, cada vez mais informada, mas cada vez mais isolada. Verifica-se uma passagem do social ao individual, onde o diálogo e a comunicação entre os indivíduos, ora escassa, ora feita mecanicamente pelos avanços que as novas tecnologias nos oferecem, quase que obriga a um afastamento. Se por um lado, defendemos esse desenvolvimento, por outro, depararmo-nos com um corte com os valores adquiridos do passado e que normalmente viajavam até ao presente transmitidos de geração em geração.

    A escassez de tempo obriga a família a delegar à instituição/ escola, aquela função que tão bem os nossos pais ou avós sabiam fazer, a transmissão de valores inerentes ao meio ou à sociedade. Como profissionais de educação muitas vezes questionamo-nos acerca desta problemática:

    - Será a escola por si só, suficiente?

    - Caberá à escola o papel exclusivo de mostrar o caminho a seguir dentro do que se pode considerar como socialmente correcto?

    INCENTIVAR

    A PARTICIPAÇÃO

    DAS FAMÍLIAS

    foto
    Deste modo, a equipa pedagógica, no âmbito do Projecto Curricular da Instituição (Jardim de infância e Creche) “Eu, tu e nós, juntos melhoraremos o mundo que nos rodeia”, pretendeu incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.

    O encontro do “Dia da Família” decorreu nas instalações do Centro Social de Ermesinde onde foi notário a adesão da família de todas as crianças, onde imperou em convívio entre os diferentes membros da família (bisavós, avós, tios, irmãos, pais…) e em simultâneo, com a equipa pedagógica da instituição.

    Esta iniciativa constou de um lanche variado, onde todas as famílias colaboraram proporcionando assim, um lanche partilhado, variado e bastante generoso.

    Para que este dia se torne eterno na vida destas famílias e marcado com um momento único, também as crianças ofereceram uma lembrança feita por elas alusivas a este dia.

    Assim, gostaríamos de agradecer a todos os que participaram nesta iniciativa que proporcionaram um momento único repleto de alegria, amizade, partilha, carinho entre todos, desejando que este dia se repita. Até ao próximo ano.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].