Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2008

    SECÇÃO: Local


    Transmissão de tarefas no Rotary Club de Ermesinde: João Morgado sucede a Manuel Sobral Pires

    Foto RCE
    Foto RCE
    Realizou-se no passado dia 30 de Junho na Churrasqueira do Norte a habitual transmissão de tarefas, passagem do Conselho Director do ano rotário de 2007--2008, presidido por Manuel Sobral Pires para o Conselho Director do ano rotário de 2008-2009, presidido por João Morgado.

    Na cerimónia tiveram lugar de destaque, naturalmente, os discursos de balanço e transmissão de tarfeas, de Manuel Sobral Pires, e de apresentação e posse, de João Morgado.

    O presidente cessante lembrou o lema do ano rotário que agora terminou, “Rotary Compartilha" e os objectivos traçados: aumento do quadro social, promoção da imagem de Rotary na comunidade, implementação do plano de liderança do clube, apoio ao projecto escolar. Referiu a admissão de quatro novos membros, e apontou a realização das reuniões ordinárias preenchidas com um tema para debate, o "Assunto da Semana", as apresentações profissionais e a formação rotária.

    Manuel Sobral Pires considerou que estas actividades «permitiram um melhor conhecimento mútuo e enriquecimento do grupo».

    «Nas reuniões de palestra – lembrou ainda – tivemos o prazer de receber um conjunto de individualidades que desenvolveram temas actuais de elevado interesse, verificando-se com muito agrado a presença sempre crescente de convidados».

    Recordou também o magusto realizado nas instalações da Casa do Povo, o jantar de Natal, o fim-de-semana no Gerês, a recepção ao clube de contacto Lisboa-Olivais, o piquenique e o passeio de quatro dias ao Alentejo, «pontos altos do companheirismo».

    No plano cultural referiu a organização de Sarau Cultural de no Fórum de Ermesinde, com a colaboração do Grupo Coral e Instrumental da Justiça, cuja receita reverteu para aumentar o apoio a três instituições do conselho.

    Referiu ainda a presença do clube rotário de Ermesinde no Conselho local de Acção Social, o apoio ao projecto Mochilas para a Guiné Bissau, promovido pela esposa do Governador de distrito rotário, Maria Isilda, e que pelo facto de a recolha de fundos ter ultrapassado o valor necessário, permitiu canalizar o valor excedentário para a Fundação Rotária Portuguesa, tendo sido o Rotary Clube de Ermesinde (RCE) indicado pelo Governador como subscritor de mérito pela sua participação.

    O Rotary de Ermesinde subscreveu também um Titulo Paul Harris, associando-se desta forma aos programas da Rotary Foundation em apoio dos seus programas humanitários mundiais.

    Homenageou-se um profissional da comunidade e premiaram-se os melhores alunos das Escolas Secundárias de Ermesinde e Alfena.

    Tentou dar-se visibilidade a todas as realizações que promoveu, agradecendo também por isso à Voz de Ermesinde, ao “Jornal de Notícias” e ao “Correio da Manhã”.

    Referiu depois os aspectos mais comuns da organização, para, no fim, saudar João Morgado, agradecendo a sua colaboração durante este ano, e manifestando-lhe disponibilidade para com ele colaborar. E para saudar ainda a presença de todos, desde os representantes das forças sociais, aos companheiros de outros clubes, a toda a família rotária e convidados.

    João Morgado, por sua vez, começando por agradecer o apoio da sua família e dirigindo-se aos rotários presentes e aos convidados, louvou o trabalho do seu antecessor, Manuel Sobral Pires, e o de Maria Elisa e das senhoras que com ela trabalharam.

    «A vida é uma roda que gira num compasso natural. Só que a vida rotária caminha e gira muito mais depressa do que queríamos e precisávamos. Isto tem uma explicação, estamos a envelhecer, precisamos de consolidar e rejuvenescer o nosso movimento», considerou.

    2008/2009 tem como lema “Realizemos os Sonhos”, recordou, e proferiu ainda: «Sempre que imaginamos um sonho, vemos uma criança. Achamos que sonhar é próprio das crianças. Mas nós continuamos a verificar que ainda sonhamos.

    Por isso vos peço que sonhemos, que voltemos a ser crianças para o fazermos, lembrando-nos do poeta Gedeão que escreveu “Sempre que um homem sonha o mundo pula e avança”».

    E lembrou ainda as recomendações do Presidente do Rotary Internacional Dong Kurn Lee, que entendeu que «2008/2009 será ano para realizarmos Sonhos. Alimentos, água, saúde, educação, vida longa e plena são os sonhos das crianças».

    «(...) Colaboremos para concretizar o anseio rotário de um mundo mais feliz, mais saudável e mais pacífico».

    E pondo sempre a tónica nas crianças, denunciou: «Na nossa comunidade há crianças em risco, crianças que não comem, crianças que não vão à escola, que não recebem carinho, crianças que nada fizeram para viver sem o mínimo de condições humanas. Crianças sobre os ombros de quem colocaram o pagamento de uma factura de males que não compraram».

    Apelou depois a a não hesitar e a levar todos estes dramas à Comissão de Protecção de Menores do Concelho de Valongo. E finalmente, anunciou a constituição do novo Conselho Director do RCE, além de si, naturalmente:

    Carlos Faria, vice-presidente, José Serdoura, secretário, José Neves, tesoureiro, Fernanda Pereira, protocolo, Manuel Pires, vogal, José Sobral Pires, Comissão de Administração do Clube, Jorge Rebelo, Comissão de Projectos e Prestação de Serviços, José Puig, Comissão de Admissão, Henrique Martins, Comissão das Relações Públicas, Joaquim Santos, Fundação Rotária Portuguesa.

    Por: AVE/RCE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].