Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2008

    SECÇÃO: Tecnologias


    Usando o VNC (4 - conclusão)

    O VNC é uma das aplicações de acesso remoto mais antigas e ainda assim ainda uma das mais usadas. Não é tão segura quanto o SSH, nem oferece um sistema de compressão tão eficiente quanto o RDP, mas oferece a vantagem de ser fácil de usar e de estar disponível para praticamente todas as plataformas. É tão flexível que pode ser usada até mesmo a partir do navegador. Existem inúmeros tutoriais sobre o VNC na web, mas a maior parte deles são textos antigos; este tutorial se diferencia deles por ser mais aprofundado e actualizado, abordando as versões actuais.

    foto
    (continuação)

    As secções abertas no servidor Linux podem ser acedidas tanto por clientes Windows (lembre-se que é necessário especificar a porta ao conectar) quanto por clientes Linux.

    No cliente Linux é preciso passar os parâmetros via linha de comando ao conectar. A sintaxe é:

    $ vncviewer opções ip_do_servidor:sessão

    As opções podem incluir:

    -encodings: Para especificar um dos algoritmos de compressão que vimos anteriormente. Esta opção é necessária apenas ao usar um algoritmo diferente do Tight, que é usado por default. Ex:

    vncviewer -encodings CoRRE 192.168.1.2:0

    -fullscreen: Para iniciar o VNC em modo de ecrã completo (pressione F8 para abrir o menu de opções e poder voltar ao modo janela). Ex:

    vncviewer -fullscreen 192.168.0.10:3

    -compresslevel 9: Esta opção permite especificar o nível de compressão para os algoritmos Tight e Zlib (a opção não tem efeito algum com os demais), permitindo dosar o uso da rede e do processador. O número vai de 1 (pouca compressão, menos processamento) a 9 (máxima compressão). Ex:

    vncviewer -encodings Zlib -compresslevel 9 220.200.125.67:3

    -quality 2: Aqui é possível especificar o nível de compressão via jpg para o algoritmo Tight, especificando um número de 0 (péssima qualidade, menor uso da rede) a 9 (compressão sem perda, o default). Esta opção pode ser combinada com a opção -compresslevel. A opção mais rápida possível no VNC para uma conexão via modem seria:

    vncviewer -encodings Tight -compresslevel 9 -quality 0 220.200.125.23:2

    -viewOnly: Para apenas visualizar uma seção operada por outra pessoa. Ex:

    vncviewer -fullscreen -viewOnly 192.168.0.1:1

    Além do cliente em modo texto, existem diversos clientes VNC gráficos, incluindo o "Conexões com ambiente de trabalho remoto" do KDE (krdc), o "Desktop remoto" do Gnome (gnome-rdp) e o xvnc4viewer, entre outros.

    O krdc do KDE faz par com o krfb (Compartilhamento do Desktop), que permite que você se conecte ao ecrã 0 do servidor, ou seja, o desktop que o utilizador na frente da máquina está a ver, (assim como no caso do VNC for Windows), servindo como uma boa opção para quem trabalha com suporte ou em situações em que você precisa de ajudar algum amigo remotamente.

    O krfb trabalha dentro do conceito de "convites". Ao criar um convite, você especifica um período de validade (uma hora, por exemplo) e ele gera uma senha aleatória que é usada para efectuar a conexão. É possível também usar uma senha de acesso, marcando as opções "Permite conexões sem convite" e "Permite conexões sem convite para controlar o ambiente de trabalho" no menu de configuração:

    Uma vez activado o krfb, você pode conectar-se ao servidor usando qualquer cliente VNC. Basta conectar-se ao ecrã 0 do servidor, como se se estivesse a conectar a uma máquina Windows.

    É possível também salvar a senha de acesso do VNC num arquivo encriptado, no cliente, de forma a automatizar o login. Com isso, você pode criar um ícone no desktop que, quando clicado, abre directamente a secção do servidor, sem passar pelo ecrã de autenticação.

    Esta é a solução ideal se você tem um segundo PC com Windows que deseja aceder via rede através do seu PC principal. Coloque o ícone na barra de inicialização rápida e tem acesso ao seu segundo PC com apenas um clique.

    Para salvar a senha, use o comando "vncpasswd" seguido do arquivo onde a senha será salva, que deve ser executado usando o seu login de utilizador, como em:

    $ vncpasswd ~/.vpasswd

    Executado dessa forma, o comando salvará a senha no arquivo ".vnc" dentro do seu directório home (o "~" é um atalho para ele). Depois de criado o arquivo, você pode especificá-lo ao fazer a conexão usando o parâmetro "-passwd", como em:

    $ xtightvncviewer -passwd ~/.vpasswd 192.168.1.2:0

    Você perceberá que ele abre o ecrã directamente, sem passar pela janela de login. Falta agora apenas criar o atalho no desktop incluindo o comando de forma a facilitar o acesso. Aproveite também para indicar o algoritmo de compressão preferencial dentro do comando. O "CoRRE" oferece melhores resultados em rede local, já que usa mais banda da rede, porém menos processamento:

    xtightvncviewer -encodings CoRRE -passwd ~/.vpasswd 192.168.1.2:0

    Com isso, falta apenas fazer com que o VNC seja inicializado automaticamente na máquina Windows. Para isso, active a opção "Install VNC Service", disponível dentro da pasta do VNC no iniciar:

    Ela faz com que o VNC fique residente na forma de um serviço, e fique disponível dede as fases iniciais do carregamento do sistema. A maior vantagem é que você pode visualizar o ecrã de login, o que permite deixar a máquina Windows sem monitor e acedê-la unicamente via rede. Para enviar o "Ctrl+Alt+Del" no ecrã de login, pressione a tecla F8 e use a opção "Sent ctrl+alt+del":.“

    Por: Carlos Morimoto*

    *Texto extraído de http://www.guiadohardware.net/

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].