Manuel Sousa e Elisabete Lopes foram os grandes vencedores da 24ª S. Silvestre de Ermesinde
|
Fotos MANUEL VALDREZ |
Como habitualmente acontece no final de cada ano, diversas ruas do concelho de Valongo engalanaram-se para receber, na manhã do passado dia 30 de Dezembro, mais uma corrida de S. Silvestre, organizada conjuntamente pelo Centro de Atletismo de Ermesinde (CAE) e a Câmara Municipal de Valongo.
A 24ª edição da conceituada prova, denominada oficialmente de Corrida de S. Silvestre de Ermesinde, contou com a presença de cerca de centena e meia de atletas, um número relativamente inferior a anteriores edições, facto que ter-se-á ficado a dever à realização no mesmo dia da S. Silvestre do Porto, uma prova de maior gabarito como é sabido, tanto em termos de prestígio como no aspecto monetário.
Apesar disso não faltou emoção à “nossa” corrida, que mais uma vez teve início junto à Câmara Municipal de Valongo e final junto ao Parque Urbano de Ermesinde.
O primeiro a cortar a meta foi o boavisteiro Manuel Sousa (que nas fotos ostenta o dorsal 146), com o tempo de 00:32:28, tornando-se desta forma o vencedor da prova na categoria de séniores masculinos. O pódio desta categoria ficaria concluído com Daniel Pinheiro (2º lugar), atleta do N.A. Joane, e com Bruno Jesus (3ª posição), do C.S.R.D.C. Santiago. O melhor classificado da equipa da casa, o CAE, nesta categoria seria Pedro Sanches, que cortaria a meta no 26º lugar, com um tempo de 00:37:05.
A prova feminina seria ganha por Elizabete Lopes (nas fotos com o dorsal 134), do Maratona C.P., que registou um tempo de 00:36:59. Nas 2ª e 3ª posições ficaram respectivamente Rosa Oliveira, da Açoreana Seguros, e Rosa Madureira, do N.A.Matosinhos. A única atleta do CAE a competir na variante feminina, Alexandrina Pinheiro, ficou no 9º e último lugar.
Na prova Veteranos 1 (atletas com idades compreendidas entre os 40 e 44 anos) Manuel Pacheco, do N.A.Joane, cortaria a meta em 1º lugar, com o tempo de 00:34:04, seguido de Manuel Costa, do C.D.S. Salvador Campo, e de António Ramalho, dos Leões da Guarda. Jorge Costa, o único atleta do CAE a participar neste escalão quedou-se pelo 28º lugar.
Em Veteranos 2 (atletas com idades compreendidas entre os 45 e 49 anos) Joaquim Silva, da equipa Cyclones, levou a melhor sobre a concorrência, chegando a meta com o tempo de 00:34:38. O pódio deste escalão ficou preenchido com Fernando Couto (2º), do conjunto Tornemadeiras, e Benjamim Soares, do A.R. Estrela Azul. José Pereira (6º lugar) foi o melhor corredor do CAE neste escalão.
Por último no escalão de Veteranos 3 (atletas com mais de 50 anos) o 1º lugar foi conquistado por Casimiro Galhardo, da equipa A.R.Estrela Azul, com o tempo de 00:34:18, seguido de Carlos Oliveira, do A.C.R.D. Escapes, e de Augusto Pereira, do C.C.D. Câmara de Gondomar. Francisco Lopes, foi o melhor do CAE neste escalão, classificando-se no 20º posto.
A cerimónia da entrega de prémios decorreu, à semelhança de outros anos, no Fórum Cultural de Ermesinde.
Por:
AVE
|