Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2006

    SECÇÃO: Tecnologias


    Conheça o Darwin OS

    O que é o Darwin? Segundo a Wikipedia, Darwin é o núcleo do sistema operativo Mac OS X da Apple, e corre num kernel Open Source chamado XNU. Trata-se de um kernel híbrido que integra código do kernel Mach e também do FreeBSD. Originalmente desenvolvido na Carnegie Mellon University, o kernel Mach gere todas as tarefas e processos do computador. O líder da engenharia de software da Apple, Avie Tevanian, trabalhou no kernel Mach na Carnegie-Mellon. Esse kernel fornece ao Mac OS X recursos como "protected memory" e "symmetric multiprocessing". Atualmente o Darwin existe para duas arquiteturas, PowerPC da Apple e PC's Intel. Porém é preciso salientar que nos PC's o suporte a hardware é bastante limitado.

    Em Abril de 2002 foi fundada a OpenDarwin.org, uma comunidade para promover o desenvolvimento cooperativo de Darwin. Ela cria as suas próprias versões do Darwin OS. O subprojecto mais famoso do OpenDarwin é o DarwinPorts, cujo objectivo é criar uma colecção de portos para o Darwin.

    Em Julho de 2003 a Apple liberou o Darwin sob a versão 2.0 da licença APSL, que a Free Software Foundation aprovou como uma licença livre. As liberações precedentes estavam sob uma versão mais adiantada do APSL que não se adaptava à definição de software livre da FSF, embora estivesse de acordo com as exigências da Open Software Definition.

    O GNU-Darwin é um sistema Open Source BSD Unix-like, baseado no Darwin. Segundo o próprio site do GNU-Darwin, a principal diferença entre GNU-Darwin e Darwin é que o primeiro almeja ser a distribuição "mais livre" do Darwin; várias das ferramentas da Apple são substituídas por software Open Source. O GNU-Darwin conta com um sistema de portos e pacotes adaptado do FreeBSD para trazer software do Unix para o Darwin / Mac OS X nas arquitecturas PowerPC e x86.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].