Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2006

    SECÇÃO: Educação


    A PÁGINA DOS JOVENS

    O Porto adormece descansado

    O Porto adormece descansado, entre os raios alaranjados que caiam as paredes. S.Bento cobre--se de uma doce melancolia quase só, e na rua adormece a brisa fresca. Os gestos são agora lentos e as estátuas escuras de rostos mais velhos que os séculos ficam imóveis, vendo os transeuntes passar. O trânsito serena e já se pode respirar lentamente todos aqueles pedaços. O tempo pára indeciso e a cidade veste-se ainda mais bela e triste, entre becos e tascas.

    Os olhos perdem-se irremediavelmente entre os infinitos detalhes, sempre novos. Entre o granito escurecido pelos anos e os rostos de pedra sérios e atentos. Desviando dos pedintes e atenção central, recordando o jardim onde agora fica o nada.

    E dá vontade de ficar ali, num qualquer banco, observando com atenção quem passa e não vê nada do que ali fica. Mas o tempo é de ir e subir, continuar a subir pelas ruelas antigas. Vendo novos e irrepetíveis detalhes. Sentindo o peito pertencer àquele lugar e guardando dentro aquelas sensações e sons indistintos.

    A aragem prende-nos à melancolia doce e eterna e enche-nos de vontade de chegar a casa e escrevê-lo.

    Por: Daniela Ramalho

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].