Festa de Encerramento do Projecto de Ocupação dos Tempos Livres levou cerca de 500 crianças ao Pavilhão de Ermesinde
|
Fotos MANUEL VALDREZ |
Na manhã do passado dia 20 de Junho cerca de 500 crianças oriundas de seis escolas do 1º Ciclo do concelho de Valongo (Bela, Montes da Costa, Lombelho, Boavista, Calvário e Moirais) encheram de cor e alegria o Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde.
O motivo para tal cenário prendeu-se com a realização da Festa de Encerramento, uma iniciativa promovida conjuntamente pelo pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Valongo (CMV) e pela Associação Projecto Vida, que teve como finalidade assinalar o final do Projecto de Ocupação dos Tempos Livres que decorreu durante o ano lectivo 2005/06 em diversas escolas do concelho pela mão destas duas entidades.
O andebol foi este ano a modalidade escolhida para ser desenvolvida junto das comunidades escolares valonguenses. Aproximadamente 200 jovens tiveram então oportunidade de aplicar todos os seus conhecimentos técnico-tácticos adquiridos sobre a modalidade numa verdadeira maratona de jogos que tiveram lugar na quadra do recinto desportivo ermesindense.
Jogos onde o mais importante foi o convívio existente entre a pequenada e onde o factor competição foi relegado para último plano. Convívio e alegria que se estenderam até às bancadas do pavilhão, espaço onde os jovens – cerca de 300 – que não tiveram oportunidade de participar na actividade desportiva se encontravam na companhia de professores e de alguns encarregados de educação a incentivar os seus colegas que estavam em campo.
E como estamos em altura de Campeonato do Mundo de Futebol a organização desta Festa de Encerramento decidiu brindar todas as crianças presentes com chapéus e pequenas bandeiras de Portugal, que deram ao pavilhão de Ermesinde um colorido muito especial, com as quase 500 “pequenas” gargantas a gritar entusiasticamente “Portugal!, Portugal!, Portugal!”, enquanto agitavam as bandeirinhas.
|
Presença notada no evento foi a do vereador do pelouro do Desporto da CMV, Mário Duarte, que começou por agradecer a todos os intervenientes desta verdadeira festa desportiva, desde professores, passando pelos monitores de desporto da autarquia e terminando, claro está, nas cerca de 500 crianças que estiveram no local. O vereador referiu ainda que, perante um entusiasmo tão grande como este que foi demonstrado por todas as crianças, será ainda com mais motivação que a autarquia vai trabalhar neste projecto para o próximo ano. A terminar, Mário Duarte expressou o desejo de que todos os presentes usassem os chapeús e as bandeiras de Portugal, como forma de apoiar a Selecção Nacional, no próximo 9 de Julho... dia da final do Campeonato do Mundo. A ver vamos se o desejo do vereador se torna em realidade, da nossa parte esperamos que sim.
E na sequência desta onda de apoio à “equipa de todos nós” a Festa de Encerramento do ano lectivo 2005/06 terminou com um momento patriótico de grande beleza, com o coordenador geral do Projecto de Ocupação dos Tempos Livres, Álvaro Mendes, a pedir aos cerca de 500 jovens que entoassem o hino nacional. Assim foi...
Por:
Miguel Barros
|