Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2006

    SECÇÃO: Cultura


    Adesões garantem já um programa de sucesso

    Festa das Colectividades vai animar Ermesinde

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ

    O Gabinete de Imprensa da Agorarte tornou público em comunicado, o andamento da preparação da primeira edição da Festa das Colectividades de Ermesinde.

    Referindo a determinação da data de 31 de Maio, por lei da da Assembleia da República, datada de 15 de Julho de 2003, como Dia Nacional das Colectividades, o Ágora aponta: «Reconhecendo implicitamente o relevante papel desempenhado pelo movimento associativo nas áreas da Cultura, do Recreio, do Desporto e da Educação, o citado diploma legal dispõe que "ao movimento associativo português é conferido o estatuto de parceiro social", o que não pode deixar de ser saudado com todo o entusiasmo».

    Reclamando a paternidade da iniciativa, prossegue aquela associação cultural: «Ciente da importância da intervenção que as várias Associações existentes na nossa cidade, até pelo seu eclectismo, têm tido e é justo salientar, a Ágorarate lançou a ideia de que no, corrente ano, se comemorasse festivamente esta data, organizando um conjunto de eventos que, durante o próximo dia 27, animarão várias zonas da nossa cidade».

    Continua aquela associação considerando que a sua proposta foi «abraçada entusiasticamente» por muitas das associações ermesindenses, e anunciando desde já as primeiras participações conhecidas:

    «Assim, no campo desportivo, as adesões do Clube de Propaganda de Natação (CPN), do Ermesinde Sport Clube, do Centro de Atletismo de Ermesinde, da União Recreativa e Cultural da Bela e dos Magriços – Cultura e Desporto são garantes de um programa diversificado e interessante.

    Desde já, é possível anunciar que o CPN se propõe, durante toda a tarde de sábado, levar a cabo nas suas instalações, torneios de mini-andebol e de mini-basquete, integrando crianças que frequentam várias valências do Centro Social de Ermesinde».

    foto
    Por sua vez, continua ainda o comunicado informativo do Ágora, «o Ermesinde Sport Clube, organizará um torneio de futebol com as suas escolinhas», demonstrando o trabalho «realizado em profundidade e com objectivos muito bem definidos, no âmbito da formação de novos atletas.

    A cargo da União Desportiva, Recreativa e Cultural da Bela ficará a organização de um torneio de bilhar livre.

    Numa louvável iniciativa de recuperação dos jogos tradicionais portugueses, o Centro de Atletismo de Ermesinde organiza um torneio de malha, que decorrerá no Parque de Jogos dos Montes da Costa.

    Os Magriços – Cultura e Desporto estão ainda a preparar a sua participação».

    PROGRAMA CULTURAL

    O comunicado debruça--se finalmente sobre o programa cultural: «(...) À noite, no Salão de Festas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, a Associação Académica e Cultural de Ermesinde e a Agorarte – Associação Cultural e Artística oferecerão à Cidade um sarau cultural, com o qual se encerrará esta jornada».

    A abertura da Festa das Colectividades da Cidade estará a cargo da União Columbófila Vencedores de Ermesinde e Lidadores da Maia que, pelas 10 horas da manhã, procederá no Parque Urbano, a uma largada de pombos.

    A Federação das Colectividades do Distrito do Porto terá já manifestado o seu apoio a esta iniciativa.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].