Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2006

    SECÇÃO: Cultura


    Nota à margem

    O mérito de uma conferência

    Não é todos os dias que o público de Ermesinde pode assistir e participar num acontecimento tão relevante como aquele que foi proporcionado pela Ágorarte, no Fórum de Ermesinde. Falava-se de Eça de Queirós e da sua obra, o que, só por si, era motivo para atrair a atenção e a curiosidade públicas. Afinal, o autor de “Os Maias” foi “só” um dos vultos maiores das letras portuguesas!

    Convidada como conferencista, a professora Maria do Carmo Castelo Branco de Sequeira proferiu uma brilhante comunicação subordinada ao tema “Eça a Duas Dimensões”. A experiência pedagógica, a preparação científica e a especialização na obra do escritor, a partir da qual elaborou a sua tese de doutoramento com “A Dimensão Fantástica em Eça de Queirós”, são algumas das credenciais desta ensaísta queirosiana, que reside em Ermesinde e que é, curiosamente, bisneta de Camilo. Igualmente marcantes foram as presenças de Maria da Graça Salema de Castro, neta de Eça de Queirós, por afinidade, e de Manuel Pereira Cardoso, da Associação dos Amigos de Eça de Queirós.

    Mas apesar da previsível e anunciada qualidade desta primeira Conferência de Ermesinde, a parca adesão de público e sobretudo a ausência da população escolar, foram muito notadas. E foi pena, porque o que mais seduz em Eça é a sua fantástica actualidade, a sua capacidade crítica através de uma ironia feroz e demolidora. Por isso deve ser amplamente estudado e debatido. Por isso consta até que integra ainda os programas escolares! Ou será que já foi excluído? Responda quem sabe…

    Por: AM

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].