Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2006

    SECÇÃO: Destaque


    Fotos RUI LAIGINHA
    Fotos RUI LAIGINHA
    “CASAMENTO HOMOSSEXUAL”: DEBATE ORGANIZADO PELA JSD

    JSD/Valongo discutiu "Casamento Homossexual"

    Realizou-se no passado dia 16 de Março, na sede concelhia do PSD Valongo, em Ermesinde, uma tertúlia sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, organizada pela JSD/Valongo, e incluída no ciclo de tertúlias "Quintas com a Jota". O modelo adoptado primou pela horizontalidade da discussão (não haverá oradores específicos), bem como pelo ambiente descontraído do debate.

    Num ambiente informal e descontraído a conversa fluiu, e foi produtivo o debate. Numa tertúlia horizontal, ou seja, sem oradores específicos, os participantes tiveram a possibilidade de esgrimir todos os seus argumentos e opiniões sobre o polémico tema da homossexualidade em geral, e do casamento em particular.

    Para elevar a discussão, a JSD disponibilizou um dossier com textos de apoio sobre a temática.

    Para um enquadramento legal, Albina Ferraz, solicitadora, fez uma rápida alusão ao sistema legal em vigor relativamente à impossibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo, em Portugal. A discussão começou por se centrar no ponto de vista legal, mas acabou por se estender ao debate de princípios, e da nuclear questão da discriminação dos homossexuais.

    Uma das pessoas mais participativas foi Jorge Oliveira, o único homossexual interveniente na tertúlia. Este jovem de Ermesinde não deixou de expressar o seu sentimento de injustiça face à realidade portuguesa relativa ao casamento homossexual.

    foto
    A discussão sobre o casamento fez alguns dos intervenientes questionarem o ponto da adopção de crianças por casais gays. E, se quanto ao casamento, grande parte das pessoas não demonstrou oposição, o mesmo não se passou aqui. Ainda assim, foram trocados, como em todo o debate, saudáveis fundamentos e diversos pontos de vista.

    Outro participante foi Tino, ex-presidente da Junta de Freguesia de Rãs, que defendeu, colhendo apoio dos presentes, que os partidos não se deverão intrometer demasiado em temas como este.

    A verdade é que não se chegou a qualquer consenso, o que só poderá ser um sinal positivo, vista a liberdade da discussão.

    No final, os participantes foram presenteados com um pequeno lanche, e em que usaram da palavra o presidente da concelhia local da JSD Daniel Torres Gonçalves, que constatou o êxito do evento e agradeceu a presença de todos, e o presidente da Distrital do Porto da JSD, Joaquim Pinto, que também foi interveniente activo durante a discussão.

    Por: Daniel Torres Gonçalves

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].