Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2006

    SECÇÃO: Desporto


    ANDEBOL – CAMPEONATO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO DE INICIADOS MASCULINOS – ZONA 2 – 1ª JORNADA

    Iniciados propagandistas tiveram estreia vitoriosa

    A equipa de iniciados do CPN principiou da melhor maneira a sua participação no Campeonato Nacional da 2ª Divisão ao vencer a 26 de Março último, no Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde, a sua congénere do Estarreja por 29-23. Não foi uma vitória fácil de conquistar, até porque o Estarreja bateu-se sempre muito bem, dificultando ao máximo a vida aos jovens cepeenistas que tiveram de se aplicar a fundo, em especial nos períodos referentes aos últimos 10 minutos da 1ª parte e aos primeiros 15 da etapa complementar, para alcançar esta vitória. A competição segue no próximo 2 de Abril, altura em que o CPN se irá deslocar ao terreno do vizinho e rival Águas Santas.

    Fotos RUI LAIGINHA
    Fotos RUI LAIGINHA

    Foi perante um Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde muito despido de público que a equipa de iniciados do CPN fez a sua estreia no Nacional da 2ª Divisão da categoria. De facto, a quase ausência de espectadores no citado recinto desportivo foi a única nota negativa num bom jogo de andebol, que como tal merecia uma moldura humana bem mais expressiva. Jogo este que desde o seu início foi pautado pelo equilibrio, com ambas as equipas a apresentarem-se muito bem em termos defensivos. Não foi de estranhar, por isso, que o primeiro golo do encontro surgisse apenas quando estavam decorridos quase dois minutos de jogo, altura em que o cepeenista José Pinto inaugurou o marcador. E seria preciso esperar quase três minutos para se voltar a ver novamente a bola a “beijar as malhas” de uma das balizas, quando Edmilson Matos fez o segundo golo para o CPN. Alguns minutos mais tarde o Estarreja chegava à igualdade, fazendo jus ao equilíbrio que era nota dominante até então.

    O jogo apresentava--se vivo, com as duas equipas a saírem rápido para o ataque, mas que na hora de rematar à baliza sentiam muitas dificuldades. Não foi de estranhar que sensivelmente a meio desta etapa inicial a treinadora do CPN, Sílvia Barbosa, tivesse pedido um desconto de tempo para “puxar as orelhas” aos seus jogadores, pedindo-lhes que estivessem mais calmos e concentrados na hora de rematar à baliza. Pedido este que foi de imediato atendido pelos jovens propagandistas, que passaram então a acertar com mais frequência na baliza à guarda de Filipe Castro. Por esta altura (últimos 10 minutos da 1ª parte) a equipa de Ermesinde estava bem melhor que os seus adversários, defendia bem e atacava melhor, desempenho este que fez com chegassem ao intervalo com uma vantagem de quatro golos.

    O SEGUNDO

    TEMPO

    foto
    No reatamento da partida, o CPN manteve o ligeiro ascendente com que tinha terminado a etapa inicial, tendo atingido a meio deste segundo tempo a sua vantagem mais expressiva no marcador em todo o encontro, altura em que esteve a vencer os seus oponentes por 23-16. Cientes de que a vitória dificilmente lhes iria escapar, os jogadores do CPN baixaram então um pouco a “guarda”, permitindo desta forma que o Estarreja voltasse a equilibrar a partida.

    Este abrandamento poderia ter saído caro aos ermesindenses, uma vez que o Estarreja passou a exercer uma pressão quase asfixiante sobre a equipa local, tendo não só encurtado a desvantagem no marcador, como também criado mais e melhores oportunidades junto da baliza de Diogo Costa. Guarda-redes do CPN que nos últimos minutos de jogo teve então trabalho redobrado, mas sempre que foi chamado a intervir fê-lo de uma forma segura e por vezes espectacular, tendo sido um dos grandes responsáveis pela vitória da sua equipa.

    Mas não foi só Diogo Costa que segurou as ofensivas do Estarreja, já que toda a restante equipa do CPN esteve muito bem no capítulo defensivo, aguentando a pressão do Estarreja até ao final de um encontro que terminaria com a vitória dos ermesindenses por 29-23.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].