Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2005

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    GOOGLE APOIA PROJECTO DE MULTIMÉDIA PADRÃO PARA MENSAGENS INSTANTÂNEAS

    O Google está a ajudar a estender um protocolo de mensagens instantâneas, de modo que programas de mensagem instantâneas baseados neste terão um método padrão para comunicação multimédia.

    O Google está a contribuir com extensões multimédia ao 'open Extensible Messaging and Presence Protocol' (XMPP) que irá habilitar aplicações baseadas no XMPP a conduzirem sessões de voz e vídeo.

    O esforço é encabeçado pela fundação sem fins lucrativos 'Jabber Software Foundation' (JSF), que publicou recentemente a documentação inicial para este conjunto de extensões multimédia, chamado Jingle.

    Fonte: http://www.linuxworld.com. au/index.php/id;1654224789;fp; 16;fpid;0.

    "FIM" DO PROJECTO SETI@HOME

    O SETI@Home, um projeto de supercomputação em 'grid' para detectar sinais de vida extraterrestre das profundezas do espaço, oficialmente acabou em 15 de Dezembro deste ano.

    Os administradores na Universidade da Califórnia em Berkeley, onde o projecto começou, em 1999, anunciaram que os dados finais serão disponibilizados na web.

    O "Search for Extra Terrestrial Life at Home" (SETI@Home) usava ciclos de CPU até então inutilizados de milhões de PCs conectados através do globo para analisar os dados coletados por grandes rádio-telescópios.

    Mesmo correndo o programa como um 'screensaver', o poder de processamento colectivo era enorme; 2 milhões de anos de tempo de CPU acumulados e mais de 50TB de dados, ou "unidades de trabalho" processadas. Mais de 5 milhões de usuários baixaram o software, de acordo com os organizadores.

    Mas o SETI@Home vai viver de outra maneira. O projeto está a ser movido para o "Berkeley Open Infrastructure for Network Computing" (BOINC), um projecto aberto de 'grid', usando os mesmos princípios do projecto original. O BOINC vai continuar a procura por sinais de rádio de ETs, mas um novo client também permitirá aos utilizadores disponibilizar poder de CPU para outros projectos de pesquisa, como mudança climática, astronomia e cura de doenças humanas.

    Fonte: http://www.linuxworld. com.au/index.php/id;532094751; fp;16;fpid;0.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].