Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2005

    SECÇÃO: Local


    Crianças da Escola das Saibreiras viveram uma Festa de Natal para mais tarde recordar

    Foto MIGUEL BARROS
    Foto MIGUEL BARROS
    Os alunos da Escola Primária das Saibreiras viveram, no passado dia 22 de Dezembro, um momento muito especial com a realização de uma festa de Natal que durante uma manhã encheu de alegria aquele estabelecimento escolar. Iniciativa esta que foi levada a cabo conjuntamente pela Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) e pela Associação "Herdade da Fé", uma instituição cujo trabalho assenta única e exclusivamente no apoio a crianças desfavorecidas. Trabalho este que se tem alargado a muitos pontos do país, onde a Associação "Herdade da Fé" tem actuado, ajudando não só as crianças mais carenciadas, como também as respectivas famílias. Depois de Vila Nova de Gaia, a última cidade onde desenvolveu este seu trabalho de carácter humanitário, foi a vez de Ermesinde ser brindada com a visita desta associação.

    Após uma pesquisa sobre as escolas e zonas envolventes mais carenciadas da nossa cidade, a "Herdade da Fé" escolheu a Escola Primária das Saibreiras para iniciar este seu trabalho de ajuda, aproveitando o facto de, na altura da realização desta iniciativa, se estar a atravessar o período da quadra natalícia para principiar a sua acção junto deste estabelecimento escolar através da realização de uma festa de Natal.

    «Escolhemos esta escola por duas razões, a primeira pelo facto de nela estarem inseridas inúmeras crianças desfavorecidas, ou não estivéssemos numa das zonas com maior índice de carências, de vários níveis, da cidade de Ermesinde. A segunda razão foi devido ao excelente trabalho de apoio que a Direcção desta escola tem vindo a fazer, pois é de louvar que com tão poucos recursos consigam ajudar todas estas crianças desfavorecidas, entre as quais se encontram algumas portadoras de deficiências. Por tudo isto, a "Herdade da Fé", em conjunto com a JFE, decidiu presentear a Escola Primária das Saibreiras com esta festa. Um evento que diga-se de passagem correu muito bem, como aliás era de esperar, pois ficámos muito sensibilizados ao constatar a alegria expressada no rosto destas crianças ao receberem este tipo de carinho. Esta foi, por assim dizer, a primeira acção do nosso projecto para com esta escola, pois daqui em diante outras acções irão ser feitas, sendo que brevemente vamos fazer um levantamento de todas as crianças e respectivas famílias e analisar os casos mais preocupantes para darmos o nosso apoio», informou Paula Ruas, a presidente da "Herdade da Fé". A animar a festa esteve o cantor brasileiro Fábio Alves, que com o colorido e energia da música do seu país contagiou o ambiente. O ponto alto da festa surgiu quando as crianças, em delírio, receberam a visita do "Pai Natal", que em seguida presenteou todas elas com uma pequena lembrança (roupas de agasalho).

    UMA INICIATIVA

    PARA VIR

    A SER REPETIDA

    Visivelmente feliz com esta iniciativa estava o presidente da JFE, Artur Pais, que não deixou de se associar à festa das crianças desta escola, brincando e convivendo com todas elas, tendo usado, aliás, um "barrete" de Pai Natal, de forma entrar no espírito da festa. Para o líder da Junta este tipo de iniciativas são sempre bem vindas, pois permitem ajudar as crianças, e respectivas famílias, de zonas mais carenciadas da cidade, como é o caso das Saibreiras.

    «O facto de a "Herdade da Fé" ter vindo desenvolver o seu trabalho para Ermesinde foi uma verdadeira dádiva que nos "bateu à porta" nesta altura do ano, já que nos veio ajudar a proporcionar um Natal feliz a todas as pessoas que vivem nesta zona tão necessitada de Ermesinde. Foi gratificante para nós vermos o rosto de felicidade das crianças e dos seus pais durante esta festa, contribuindo deste modo para que esquecessem, por momentos, os inúmeros problemas com que se debatem no dia-a-dia. Quero desde já agradecer à Associação "Herdade da Fé" o trabalho de apoio que começou a desenvolver com as escolas primárias de Ermesinde, já que depois da Escola das Saibreiras, também as escolas dos Montes da Costa e de Sampaio serão alvos de acções de ajuda deste tipo».

    A terminar, Artur Pais, deixou a promessa de que, no próximo Natal, todas as escolas que estão sob a alçada e controlo de manutenção da Junta serão brindadas com uma acção festiva deste género, de modo a proporcionar a todas as crianças um Natal repleto de felicidade, à semelhança do acontecido na Escola Primária das Saibreiras, cujas alunos, e não só, certamente jamais apagarão este dia das suas memórias.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].