Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2005

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL

    Aquisição de dois prédios aprovada em Assembleia Geral

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Teve lugar no passado dia 22 de Dezembro a Assembleia Geral do Centro Social de Ermesinde destinada a ratificar a compra de dois prédio situados no Largo da Feira Velha, e que tinha sido negociada pela Direcção com a proprietária Dulce Lino Marques.

    Recorde-se que esta Assembleia Geral reunia agora em nova convocatória, depois de se ter verificado na sessão anterior que a isso deveria ser destinada, a ocorrência de um lapso regimental que consistiu em não ter sido recolhido o parecer prévio positivo do Conselho Fiscal, que era obrigatório, à luz dos Estatutos.

    Com a aproximação do Natal, o frio intenso que se fazia sentir e a coincidência da data da Assembleia Geral com uma Assembleia de Freguesia de Ermesinde, sendo, além do mais o assunto pacífico, poucos foram os associados que compareceram à Assembleia mesmo após a hora da segunda convocatória regimentalmente estabelecida.

    OS PORMENORES

    A aquisição em causa referia-se, conforme descrição matricial, a um «prédio urbano composto de casa de rés--do-chão e quintal, destinado a duas habitações designadas por Casas 3 e 4, com a área coberta de 112 metros quadrados e descoberta de 180 metros quadrados (...)».

    O valor da compra acordado entre o Centro Social e a proprietária é de cem mil euros, sendo que 10% desse valor pago no acto de assinatura do contrato-promessa, e o restante no acto da escritura a celebrar até Dezembro de 2006.

    O Centro Social de Ermesinde toma posse do imóvel na data da assinatura do contrato-promessa.

    As casas estão devolutas.

    A Direcção do Centro Social (CSE) fundamentou o interesse da instituição com o facto de as casas se encontrarem no espaço envolvente das instalações do CSE, permitindo desta forma «a manutenção do espaço da Feira Velha com a sua actual configuração e viabilizando o alargamento futuro da acção do Centro Social de Ermesinde».

    Feita pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Ferreira dos Santos, a leitura da informação da Direcção e do parecer do Conselho Fiscal, foi a aquisição aprovada por unanimidade dos sócios presentes.

    As únicas questões levantadas na Assembleia Geral foram as colocadas pelo sócio José Vieira – que tinha precisamente descoberto o lapso regimental na última Assembleia, do que então demos conta –, que manifestou de novo o seu desacordo por a proposta de Plano e Orçamento de 2006 referir já a realização da compra destes imóveis, e o associado achar que sem a realização da Assembleia a aprová-lo,não poderia falar-se ainda de compra.

    Uma outra questão foi o pedido de esclarecimento de garantias ou avaliação por parte de qualquer entidade que fundamentasse o acerto da decisão quanto aos valores em causa, tendo o presidente da Direcção, Henrique Rodrigues esclarecido o associado que a Direcção se tinha aconselhado sobre esses valores com pessoas competentes para tal, não tendo necessitado, portanto, de contratar uma avaliação formal a nenhuma firma.

    O mesmo associado usou também da palavra para manifestar a sua indignação para com a reportagem da Assembleia Geral anterior, considerando que a Direcção do Centro Social devia tomar medidas em relação ao «escriba» autor do artigo, tendo o presidente da Direcção Henrique Queirós Rodrigues defendido a independência editorial do jornal face à Direcção do Centro Social – a sua entidade proprietária – e a também directora do CSE e, cumulativamente, directora do jornal, Fernanda Lage, declarado que aquele não era o lugar para o associado exprimir a sua discordância.

    Henrique Rodrigues obrigou também José Vieira, no decurso da Assembleia, a esclarecer devidamente a questão da seriedade da Direcção, tanto na essência como na aparência, o que este acatou.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].