Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2005

    SECÇÃO: Cultura


    "Sarau Canto de Coimbra" em Ermesinde

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Um dos momentos altos da VII Grande Noite do Fado Académico – ver página anterior – foi a actuação do Grupo de Fados Serenata de Coimbra. Formado por antigos estudantes da Academia Coimbrã marcam uma geração de "famosos e conceituados interpretes": as guitarras de Alexandre Bateiras e António Baptista, as violas de João Gomes e Carlos Lima e as vozes de Victor Carvalho, Barros Ferreira, Alcindo Costa e Tito Costa Santos divulgam a musica coimbrã por todo o país.

    Uma actividade pautada pela pura fruição estética levou-os a gravar um disco (1986) a favor da UNICEF, onde reuniram as melhores vozes da Academia de Coimbra.

    Memórias que atravessam as décadas de 40, 50 e 60,e nas quais se incluem alguns dos anteriores homenageados da Grande Noite de Fado Académico como Luís Gois, Camacho Vieira, Almeida Santos e Joaquim Pimentel, já conhecido na cidade de Ermesinde pela sua presença em algumas iniciativas da Ágorarte – Associação Cultural e Artística de Ermesinde. Aliás – e prosseguindo os seus objectivos na promoção e divulgação do património cultural e artístico –, a Ágorarte irá organizar, em Junho de 2006, um espectáculo com a presença de alguns "mestres" da música e da poesia de Coimbra. O Grupo Serenata de Coimbra – pelo seu prestígio e autoridade – simboliza a identidade das tradições que preservam o que de melhor se faz. Brevemente, em Ermesinde, num lugar perto de nós.

    Paula Valdrez

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].