Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2005

    SECÇÃO: Local


    Casos do Dia a Dia

    ROUBADO E AGREDIDO POR TRÊS INDIVÍDUOS

    No dia 19-10-05, pelas 19h00, na Rua Vila Beatriz – Ermesinde, um cidadão do sexo masculino, de 17 anos de idade, foi vítima de roubo.

    Conforme denúncia apresentada na Esquadra de Ermesinde do Comando Metropolitano da PSP, na artéria supracitada foi abordado por três indivíduos, do sexo masculino, aparentando cerca de 20 anos de idade, os quais através de agressões físicas, lhe roubaram um telemóvel, no valor de 100 euros.

    A vítima não desejou receber tratamento hospitalar.

    Após a concretização do facto ilícito, os mesmos colocaram-se em fuga.

    OPERAÇÃO POLICIAL "DESPERTAR OUTUBRO"

    O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública do Porto, desenvolveu, uma Operação Policial designada por operação “Despertar Outubro”, que se iniciou no dia 22-10-05 e terminou no dia 23-10-05, visando o combate à criminalidade e fiscalização rodoviária, na área de responsabilidade deste Comando.

    A referida Operação, contou com o empenho operacional de cerca de 400 elementos policiais, uniformizados e à civil e desenvolveu-se na generalidade da área deste Comando Metropolitano, designadamente nos concelhos de: Gondomar, Valongo, Porto, Matosinhos, Maia, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim e Santo Tirso.

    Abrangeu as seguintes áreas de intervenção:

    • Prevenção e Controlo da Criminalidade nos bairros do Largarteiro, S. João de Deus, Cerco do Porto, bairros da Biquinha e Cruz de Pau, em Matosinhos, bairro do Sobreiro na Maia, bem como em zonas de intenso movimento na Póvoa do Varzim, Vila de Conde e Santo Tirso.

    • Fiscalização rodoviária (fiscalização de veículos ligeiros de passageiros de aluguer, álcool, velocidade excessiva, bem como, todas as infracções ao Código de Estrada e seu Regulamento).

    • Fiscalização de Estabelecimentos de restauração e bebidas.

    • Identificação de suspeitos e detecção de situações de tráfico de estupefacientes, e de outra criminalidade.

    Na sequência das acções desenvolvidas, em bairros e outros locais dos concelhos citados, pelo efectivo de todas as Divisões deste Comando, resultaram:

    1 • Detenções:

    – 7 indivíduos por condução ilegal;

    – 2 indivíduos por furto no interior de estabelecimento;

    – 2 indivíduos por posse de estupefaciente denominado haxixe;

    – 1 indivíduo por tráfico de estupefaciente, haxixe;

    – 1 indivíduo por mandado de detenção;

    – 36 indivíduos condução sob influência de álcool;

    – 1 indivíduo por desobediência.

    2 • Identificações:

    Nestas acções, foram identificados 406 indivíduos.

    3 • Fiscalizações:

    – Foram fiscalizados 1694 veículos, das várias categorias, de que resultou a elaboração de 310 Autos de Contra-ordenação por infracções ao Código da Estrada;

    – Os ilícitos contra-ordenacionais relacionam-se com a condução sob efeito de álcool, condução com excesso de velocidade, desobediência à sinalização do agente policial, falta de inspecção, falta de seguro, falta de transferência de propriedade e outras infracções ao Código da Estrada;

    – Foram fiscalizados 49 estabelecimentos de restauração e diversão nocturna, de que resultaram 59 infracções relativas às regras do seu funcionamento.

    4 • Apreensões:

    – Estupefaciente suficiente para cerca de 341 doses individuais;

    – 1 bastão extensível em metal;

    – 1 pistola de alarme;

    – 379 CD audio;

    – 1 aparelhagem de som;

    – 1 mala;

    – 1 canivete e um carimbo;

    – 6 veículos (falta de Seguro, Imposto Municipal, Transferência de Propriedade e outras situações);

    – 270 Telemóveis;

    – 2 computadores portáteis;

    – 1 taser (máquina de descargas elétricas).

    INCÊNDIO POR EXPLOSÃO DE GÁS

    No dia 23-10-05, pelas 19h35, a PSP deslocou-se à Travessa do Baixinho – Baguim do Monte, na sequência de notícia referindo ali ter deflagrado um incêndio, numa residência.

    Na referida artéria, os agentes policiais confirmaram a veracidade da informação e no local estiveram presentes os Bombeiros Voluntários da Areosa e Rio Tinto que combateram o sinistro e transportaram para o Hospital de S. João – Porto, a única vítima do incêndio e inquilina da habitação em causa, de 84 anos de idade, que ali ficou internada, em virtude de queimaduras na face e pernas. Do facto foi dado conhecimento à Protecção Civil de Gondomar, bem como, à Segurança Social.

    O incêndio em causa verificou-se na sequência de uma explosão que, terá ocorrido quando a vítima ligou o fogão e ter-se-á devido a uma fuga de gás, da botija, segundo opinião dos Bombeiros presentes no local, que encontraram uma das botijas de gás ali existentes aberta.

    Dos factos resultaram danos no imóvel, cujo telhado, da cozinha abateu, ignorando--se o seu valor.

    DETENÇÃO POR INJÚRIAS A AGENTES DA AUTORIDADE

    No dia 25-10-05, pelas 23h30, nas instalações da Esquadra de S. Mamede de Infesta do Comando Metropolitano do Porto da PSP, foi detido um indivíduo do sexo masculino, de 36 anos de idade, trolha e residente em S. Mamede Infesta.

    O acima identificado, deslocou-se à esquadra citada, junto do agente ali em serviço solicitando informações, as quais lhe foram fornecidas. Todavia o mesmo, segundo o comunicado da PSP, gesticulando e adoptando uma postura agressiva, injuriou os agentes policiais presentes com palavras ofensivas à sua honra e dignidade.

    Provocou ainda, danos numa impressora, no vidro da porta externa, bem como num vidro de um quadro, cujo valor de momento se ignora, tentando agredir os agentes policiais presentes.

    O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Matosinhos.

    ASSALTO SOB AMEAÇA DE UMA NAVALHA

    No dia 26 de Outubro, pelas 20h15, em Milheirós, Maia, um cidadão do sexo masculino, de 53 anos de idade, foi vítima de roubo.

    Conforme denúncia a presentada na Esquadra de Águas Santas, Maia, do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública, na zona supracitada, quando conduzia o seu veículo automóvel, ligeiro de passageiros, marca Opel, de cor cinzenta, foi embatido por um motociclo no qual se faziam transportar dois indivíduos do sexo masculino, cujas características desconhece.

    Conforme referiu após ter parado o seu veículo no sentido de verificar os danos que apresentava, os dois indivíduos referidos surpreenderam o lesado e, sob ameaça de uma navalha, roubaram-lhe a quantia de 370 euros.

    Após a concretização do facto ilícito, os mesmos colocaram-se em fuga.

    FURTAVAM OBJECTOS NO INTERIOR DE UM AUTOMÓVEL

    No dia 26 de Outubro, pelas 21h15, na Rua Manuel Bandeira, Porto, foram detidos dois indivíduos do sexo masculino, de 23 e 25 anos de idade, ambos desempregados, residentes um em S. Mamede de Infesta e o outro em Vila Nova de Gaia.

    Agentes afectos ao efectivo do Dispositivo de Investigação Criminal do Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública, iniciaram uma acção policial, na sequência de denúncias relativas a crimes de furto no interior de veículos, ocorridos nesta urbe.

    Quando se encontravam na artéria visada, aperceberam-se de que os acima identificados se faziam transportar num veículo automóvel, ligeiro de passageiros, marca Volkswagen, de cor preta, que ali se encontrava estacionado, tendo o primeiro identificado passado para o volante enquanto que o segundo seguiu em direcção à Rua da Venezuela, Porto, ao mesmo tempo que espreitava para o interior dos veículos ali estacionados.

    Em acto contínuo, parou junto ao veículo ligeiro de passageiros, marca Volkswagen, de cor branca, abrindo a porta do lado esquerdo, utilizando para o efeito, um pedaço de fio para destrancar o fecho do mesmo, retirando alguns objectos do seu interior e voltou a entrar no primeiro veículo.

    Face ao exposto, foram os mesmos interceptados, tendo sido encontrado na posse do indivíduo de 23 anos de idade, os seguintes artigos:

    um auto-rádio leitor de CD’s, com respectivo painel e aro de fixação, uma carteira contendo documentos pertencentes a um outro cidadão; quatro pares óculos de sol, um telemóvel, um discman, uma chave de fendas, uma bolsa própria para CD’s, contendo no seu interior dez CD’s de música gravada, os quais foram apreendidos.

    Contactado o proprietário do veículo citado, compareceu nas instalações da 2ª Esquadra de Investigação Criminal, o qual apresentou a respectiva queixa, por furto no interiro do seu automóvel.

    O mesmo reconheceu de imediato o auto-rádio leitor de CD’s, duas carteiras e respectivos documentos, um blusão, três pares de óculos, a bolsa de CD’s e os dez CD’s, pelo que os mesmos lhe foram entregues, e aos quais atribuiu o valor total de 480 euros.

    Os detidos foram apresentados ao tribunal de Instrução Criminal da comarca.

     

    Outras Notícias

    · De boas intenções...

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].