Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2005

    SECÇÃO: Destaque


    OS LÍDERES COMENTAM OS RESULTADOS

    «O PS foi penalizado devido à política social do Governo»

    TEXTO COM AS DECLARAÇÕES DE EDUARDO VALDREZ (BE)

    Para o líder do Bloco de Esquerda (BE) de Valongo, Eduardo Valdrez, o resultado eleitoral das últimas eleições autárquicas no concelho de Valongo espelha bem o clima político que se vive actualmente no nosso país. Ou seja, o PS sofreu uma penalização a nível nacional e que teve iguais repercussões no concelho de Valongo, tendo recebido um voto de castigo da parte do eleitorado devido à impopular política governativa do Executivo liderado por José Sócrates. Segundo Valdrez, este resultado já era previsível, pese embora reconheça que as eleições autárquicas nada tenham a ver com as acções do Governo, mas «o que é certo é que as pessoas reagiram à política social que este Governo tem vindo a desenvolver e, por isso, o PS sofreu as consequências dessa política. Penso, no entanto, que a lista de candidatura do PS de Valongo soube detectar os principais problemas existentes no concelho, sendo, aliás, que muitos desses problemas haviam já sido apresentados pelo BE.

    O PS só não conseguiu desalojar o PSD da Câmara por dois motivos. O primeiro já fiz referência, nomeadamente ao facto de que o partido foi penalizado a nível nacional pela política do Governo, ao passo que o segundo motivo prende-se com o facto de esta não ter sido uma batalha fácil de travar, isto porque o PSD conseguiu criar uma rede de influências muito forte ao longo destes 12 anos em que está à frente dos destinos do concelho. Como tal, não seria, como de facto não foi, fácil destruir essa rede de influências num espaço de intervenção tão curto como foi este período de campanha eleitoral. Há que dizer também que o PS pagou também um pouco a factura de não ter sido uma oposição eficaz durante o último mandato, e não basta só uma campanha eleitoral para denunciar os problemas do concelho para se vencer as eleições, mas tem que haver, isso sim, um trabalho de base desenvolvido com tempo».

    Vencidas então as eleições pelo PSD, o bloquista é da opinião que, em Valongo vai continuar a persistir uma política pouco transparente dos sociais-democratas, uma política de ataque ao ambiente e de não resolução dos problemas sociais que afectam a população. Política essa que o BE condena, sublinhando em seguida que o seu partido irá fazer uma oposição cerrada à CMV, desvendando em seguida algumas das propostas que irão ser apresentadas já na próxima Assembleia Municipal, nomeadamente a alteração ao Regimento das assembleias de freguesia e da Assembleia Municipal e também a criação de uma comissão de acompanhamento da situação dos bairros camarários, que, segundo Valdrez, se encontram num estado de degradação bastante acentuada.

    O líder do BE classificou o resultado do seu partido de excelente: «Estava dentro dos nossos objectivos elegermos representantes quer para a Assembleia Municipal, quer para as assembleias de freguesia onde nos candidatamos. Um objectivo alcançado, visto que conseguimos eleger um elemento para a Assembleia Municipal e um outro para a Assembleia de Freguesia de Ermesinde, a principal freguesia do concelho. Estes resultados são claros indicadores de que devemos prosseguir este caminho de independência que inicialmente traçámos, um trabalho de luta em defesa da população e em estreita ligação com as orientações nacionais que o BE tem vindo a transmitir e que têm tido um bom acolhimento por parte do eleitorado».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].