Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2005

    SECÇÃO: Cultura


    “um dia lá nos encontraremos”

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Com chancela “Edições Ágorarte” (é a estreia editorial desta associação cultural), Sílvia Maria Gonçalves acaba de ver publicado “Um Dia Lá Nos Encontraremos”, livro que reúne vários textos curtos (ver em baixo Mestre Fintas I e Mestre Fintas II), que em grande parte reflectem experiências vivenciais da autora, construídas no seu ofício de pedagoga.

    Foi precisamente esse o aspecto que Fernanda Lage, directora de “A Voz de Ermesinde” quis destacar aquando da apresentação pública do livro, que decorreu no passado dia 17 de Setembro na Biblioteca da Vila Beatriz. Presentes na mesa estiveram, além da autora e de Fernanda Lage, Álvaro Magalhães, em representação do Ágora.

    Recorde-se que a maioria dos textos agora reunidos em livro tinham sido já objecto de publicação nas páginas de “A Voz de Ermesinde”.

    Em nome do presidente do Ágora, Carlos José Faria, impedido de estar presente por motivos pessoais, Álvaro Magalhães leu uma saudação e algumas impressões de leitura, em que o ausente fez referência a algumas «histórias pícaras» e situou o livro numa perspectiva «neo-realista».

    PEDAGOGIA DE AFECTOS

    foto

    Fernanda Lage pegou então na questão da “verdade” que a autora queria transmitir, e colocando-se na posição solidária de quem compartilha muita da experiência de vida da autora, sublinhou na sua obra «uma pegagogia de afectos fundamental na formação dos nossos alunos».

    A directora de “A Voz de Ermesinde” chamou também a atenção para o título forte do livro, invocando «o mistério da vida e da morte independentemente das convicções».

    Em dia de expressão de muitas solidariedades bem além do corporativo, também Paula Valdrez, antes de passar à leitura de um dos textos do livro de Sílvia Maria Gonçalves, confessou rever-se naqueles escritos.

    Após a leitura de vários textos por parte de elementos do Ágora, foi a vez da autora usar da palavra, numa muito breve dissertação em que apresentou os seus textos como o resultado «das saudades profundas dos alunos», e como – chamou-lhe ainda – «bocados de mim».

    Sílvia Maria Gonçalves agradeceu também as palavras que lhe foram dirigidas e, sentindo-se «orgulhosa», não deixou, contudo, de modestamente concluir: «Nunca achei que escrevesse de maneira superior e não mereço tão belas palavras».

    O lançamento de “Um Dia Lá nos Encontraremos” terminou com a autora a autografar os seus livros, tendo-se realizado no final um pequeno convívio entre os presentes.

    O livro tem capa e direcção gráfica de José Manuel Soares.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].